O seu carrinho está vazio!
Síndrome metabólica
O que é?
A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco de carácter metabólico que se traduz num risco acrescido de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como enfarte e acidente vascular cerebral, assim como de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Sabia que a síndrome metabólica:
- não dá sintomas e tem como único sinal a presença de um abdómen proeminente?
- afeta mais de um terço da população portuguesa adulta?
- acarreta um risco 3,5 vezes superior de morte por doenças cardiovasculares, como enfarte do miocárdio e AVC?
Como se diagnostica?
O diagnóstico de síndrome metabólica pode ser feito quando estão presentes pelo menos três fatores dos cinco seguintes:
- obesidade abdominal com perímetro do abdómen que exceda 102cm no homem e 88cm na mulher;
- triglicéridos iguais ou superiores a 150mg/dl;
- colesterol HDL igual ou inferior a 40 mg/dl no homem e a 50 mg/dl na mulher;
- tensão arterial igual ou superior a 135/85 mmHg;
- glicémia em jejum igual ou superior a 100 mg/dl.
Quais as causas?
Além de uma predisposição genética, a obesidade abdominal e o sedentarismo são as principais causas desta síndrome, pelo que, a sua origem está basicamente relacionada com um estilo de vida pouco saudável.
Um ponto comum é o excesso de gordura corporal, particularmente a gordura que se acumula junto dos órgãos, a chamada gordura visceral.
Este é o tipo de gordura mais perigosa, na medida em que liberta substâncias, como a adiponectina e a leptina, que favorecem ainda mais a acumulação de gordura.
Além disso, este tipo de tecido adiposo liberta citocinas inflamatórias, favorecendo assim a acumulação de placas de gordura nas artérias.
Esta alteração do estado hormonal, caracterizado por uma resistência à ação da hormona insulina, contribui para o aparecimento da hipertensão, das alterações de colesterol e da diabetes.
Como prevenir e tratar?
É importante a adoção de um estilo de vida mais saudável, o que implica aumentar a atividade física, controlar o peso e adotar uma dieta equilibrada e adaptada às suas necessidades, com restrição da ingestão de gorduras e açúcares e rica em fibras.
Se necessário, a terapêutica poderá ser complementada com medicação, no sentido de controlar e/ou reduzir os fatores de risco, como a redução do colesterol, antidiabéticos orais ou insulina e antiagregantes plaquetários.
Se for o caso, é igualmente importante que deixe de fumar, na medida em que o abandono do hábito tabágico permite reduzir a resistência à insulina, caraterística da síndrome metabólica, assim como reduzir o estado de inflamação crónica.
Manter o peso adequado, com uma alimentação saudável e equilibrada, complementada com a prática regular de exercício físico, com o aporte hídrico necessário e sem hábitos tabágicos, é a chave de sucesso para melhorar a sua saúde e aumentar a qualidade de vida.
Além disso, ao deslocar-se a uma Clínica Persona irá ter o acompanhamento dos melhores profissionais e a mais recente e eficaz tecnologia no combate à inestética e perigosa gordura abdominal, para que viva mais e melhor, com mais saúde, beleza e bem-estar.
Os resultados são garantidos. E isso vai refletir-se no seu dia-a-dia… o que faz toda a diferença!
Já pensou em mudar para ser mais feliz?
Mude com a Persona! Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.