Clinicas Persona - Teletrabalho - Consequencias corpo

O teletrabalho e as consequências para o nosso corpo


Trabalhar em casa não é assim tão maravilhoso como pensava?

Pois… nos tempos que correm, a maioria das pessoas estão mais tempo em casa, quer em isolamento preventivo, quer em teletrabalho, tendendo ao sedentarismo e más posturas.

Quanto mais tempo passa em casa, maior é o tempo sentado no sofá, com o tablet ou smartphone na mão, ou o computador portátil no colo.

Estas posições colocam alguns desafios posturais, que podem levar ao despoletar ou agravar de algumas dores e desconfortos.

Por isso, as pausas que vai fazendo ao longo do dia para a prática de exercícios de alongamento, realizados de uma forma regular, são fundamentais para ajudar a reduzir o stress, depressão e ansiedade, proporcionando um relaxamento físico e mental, aumentando a flexibilidade, a coordenação e melhorando a postura e a consciência corporal.

Tanto no escritório como em teletrabalho, deve manter o corpo ativo para evitar o acumular de tensões e lesões musculares mais graves.

Para isso, vamos dar umas dicas que pode pôr em prática na sua área de trabalho aí em casa.

No fundo, são apenas um conjunto de alongamentos, exercícios de mobilidade articular, de baixa intensidade e fáceis de executar que poderão ser realizados, a partir de casa, de forma sequencial ou isolada.

O mais importante é que se tornem rotina do dia a dia, para assim sentir o maior número de benefícios.

Vai ver que no final vai valer a pena, o seu corpo agradece e o seu patrão também, já que estas pausas vão também ajudar a melhorar a concentração no trabalho. Os exercícios devem ser feitos diariamente, ou pelo menos 3 vezes por semana.

Realize 3 a 5 repetições de cada exercício, mantendo a postura entre 10 a 30 segundos.

Para iniciar a série, coloque-se de pé, gire os ombros para trás e fique com as costas direitas – como se a sua cabeça estivesse a ser puxada para cima por um fio imaginário.

Faça algumas respirações bem profundas nessa posição

  • Alongamento axial: entrelace os dedos das mãos e com as palmas das mãos viradas para o teto “espreguice-se”, imaginando que quer tocar no teto com as palmas das mãos.
  • Rotação dos punhos, tornozelos e ombros: especialmente importante para quem trabalha à secretária. Deve ser feito várias vezes ao dia, alternando a zona corporal.
  • Alongamento de antebraços: estique um dos braços para a frente, com as pontas dos dedos viradas para baixo. Com a outra mão, puxe a palma da mão para trás, incluido o polegar, em direção ao corpo, para alongar o antebraço. Repita o movimento do outro lado do corpo.
  • Flexão lateral da cabeça: afaste a orelha do ombro, podendo ajudar com a mão contrária. Imagine que o braço livre pesa um pouco mais. Repita dos dois lados.
  • Mobilidade do pescoço: rode o pescoço para um lado e para o outro e incline para a frente e para trás.
  • Alongamento do peitoral: com o cotovelo dobrado encostado a parede e à altura do ombro, rode o corpo no sentido contrário de forma a criar tensão ao nivel do ombro e/ou peito.
  • Abdução das omoplatas: com os dedos das mãos entrelaçados e a palma das mãos viradas para fora, empurre as mãos para longe do peito. Imagine as costas a empurrar para trás ao mesmo tempo que as mãos se afastam do tronco.
  • Alongamento do quadricípite: com uma mão apoiada no encosto da cadeira puxe o pé da perna oposta até tocar nos glúteos, mantendo os joelhos juntos. Mantenha a posição e troque de lado.

Para os últimos dois exercícios sente-se numa cadeira

  • Alongamento dos músculos posteriores da coxa: com uma perna estendida, flita o tronco e puxe a ponta do pé para trás. Mantenha a posição e troque de lado.
  • Flexão anterior do tronco: sentado na cadeira, faça uma flexão anterior do tronco até apoiar as mãos no solo na expiração e retorne na inspiração.

Boa quarentena. Mantenha-se em casa, seguro e saudável!

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.