O seu carrinho está vazio!
Tipos de chocolate
Faz as delícias de miúdos e graúdos e é uma verdadeira tentação para se render ao pecado da gula.
O chocolate é produzido a partir da semente do cacau e as diferenças que existem nos vários tipos de chocolate resultam de uma maior ou menor concentração de cacau.
Propriedades nutricionais
Apesar de calórico, se consumido com moderação, o chocolate pode ser um bom aliado da sua saúde.
É fonte de manganês, cobre, magnésio, ferro, fósforo, cálcio, potássio e vitaminas A, D, E, além das do complexo B.
Ainda é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes, com propriedades benéficas ao nível do sistema imunitário, cardiovascular e do perfil lipídico, ao contribuir para aumentar o HDL (colesterol “bom”) e diminuir o LDL (colesterol “mau”).
O chocolate também contém triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, que é o neurotransmissor da felicidade, da sensação de prazer e de bem-estar.
Além disso, o chocolate contém teobromina, uma substância da família da cafeína, que exerce um efeito ligeiramente estimulante no organismo, ajudando a despertar e concentrar.
Tipos de chocolate:
- Preto (teor de cacau superior a 70%): é o que apresenta maior concentração de cacau. Não contém leite e é amargo ao paladar, pois possui reduzido teor de açúcar;
- Preto (teor de cacau inferior a 70%): igualmente de cor escura, por não conter leite entre os ingredientes, mas o sabor amargo é suavizado pela presença de açúcar;
- De leite: o tipo de chocolate mais apreciado, composto por cacau (incluindo a manteiga de cacau, que tem cor amarelo-clara), açúcar e leite;
- Branco: não contém cacau, sendo por isso de cor clara. É feito apenas com a manteiga do cacau, açúcar e leite;
- Diet: com os mesmos ingredientes do tradicional chocolate de leite, mas o açúcar é substituído por adoçantes, sendo por isso uma opção para diabéticos;
- Cacau em pó: é a semente de cacau moída, da qual se extraiu a manteiga, por meio de prensagem. É o que apresenta menos gordura e açúcar;
- Solúvel: é o cacau em pó, com adição de açúcar e de lecitina de soja em pó. Habitualmente utilizado para ser dissolvido no leite.
Por qual optar?
Os benefícios associados ao consumo de chocolate referem-se à versão mais pura, com maior percentagem de cacau: o chocolate preto.
Preferencialmente com um teor de cacau superior a 70%, visto ser o mais rico em flavonóides antioxidantes.
Que quantidade ingerir?
No âmbito de uma alimentação equilibrada e inserido num estilo de vida saudável, dependendo da idade, do nível de atividade de física e das características individuais de cada um, considera-se razoável uma porção entre os 10 e os 25 gramas, ou seja cerca de 1 a 2 ‘quadradinhos’ de chocolate por dia.
Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades do chocolate e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
2 comentários a “Tipos de chocolate”