Clinicas Persona - Tiroide e nutricao

O poder da nutrição na saúde da tiroide: descubra como cuidar do seu bem-estar


A tiroide desempenha um papel crucial no nosso organismo, sendo responsável pela produção de hormonas tiroideias, que regulam o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento. A saúde da tiroide é influenciada por diferentes fatores, incluindo a nutrição.

A tiroide é uma glândula em formato de borboleta localizada no pescoço, sob a pele e por baixo da maçã-de-adão e é responsável pela produção de duas hormonas: a T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que são essenciais para o metabolismo do nosso corpo.

Estas hormonas são responsáveis por regular a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a função cerebral, o crescimento e o desenvolvimento, para além de influenciarem o metabolismo dos nutrientes. A nutrição desempenha um papel importante na tiroide, fornecendo os nutrientes necessários para a produção adequada de hormonas.

Alguns nutrientes-chave para o bom funcionamento da tiroide

  • iodo: fontes de iodo incluem sal iodado, algas, marisco, peixes de mar. Sendo o sal iodado a melhor forma de suplementar neste nutriente. Uma alimentação equilibrada consegue fornecer a quantidade de iodo que necessitamos, especialmente se ingerirmos peixe com alguma regularidade.
  • selénio: alimentos como cereais integrais, aves, marisco e amêndoas.
  • ferro: o ferro é necessário para a conversão da hormona T4 em T3, a forma ativa das hormonas tiroideias. Alimentos ricos em ferro incluem carnes vermelhas magras, leguminosas e vegetais de folha verde-escura.
  • zinco: o zinco desempenha um papel importante na regulação da atividade dos hormônios tireoidianos. Alimentos ricos em zinco incluem carne vermelha, aves, peixes, leguminosas e sementes de abóbora.
  • vitamina A: a vitamina A é fundamental na síntese da tireoglobulina e na captação de iodo pela glândula da tiroide. Alimentos ricos em vitamina A incluem óleo de fígado de bacalhau, cereais fortificados, gema de ovo, leite e produtos lácteos.
  • vitamina D: tem um papel importante na modulação do sistema imunitário alimentos como óleo de fígado de bacalhau, salmão, gema de ovo, peixes, moluscos, leite e produtos lácteos e cereais fortificados são alimentos ricos nesta vitamina.

Assim como alguns nutrientes são essenciais para a saúde da tiroide, existem alimentos que podem interferir na sua função.

Alguns alimentos a serem evitados ou consumidos com moderação

  • açúcar e alimentos refinados como massas, arroz, pão branco, sobremesas, doces e refrigerantes;
  • alimentos ricos em estimulantes, como café, chá verde e preto;
  • sementes de linhaça;
  • crucíferas, se cruas ou mal confecionadas, como brócolos, couve-flor, espinafres, nabo, rabanete, couve de bruxelas.

Além da nutrição, outros fatores também influenciam a saúde da tiroide. O stress pode afetar negativamente o funcionamento da tiroide, aumentando os níveis de hormona estimulante da tiroide (TSH) e comprometendo a produção adequada das hormonas tiroideias. Portanto, é importante adotar estratégias de gestão de stress, como por exemplo, atividade física e atividades relaxantes.

Garantir uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes essenciais, como iodo, selénio, ferro e vitamina A, é fundamental para o bom funcionamento desta glândula. Além disso, é importante evitar alimentos que possam interferir na absorção do iodo.

Adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada, atividade física regular, gestão de stress e sono adequado, é a base para uma tiroide saudável.

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.