O seu carrinho está vazio!
Triglicerídeos: funções no organismo
Os triglicerídeos são uma classe de lipídios presentes naturalmente no nosso corpo sendo também encontrados em diversos alimentos.
Estas moléculas são formadas por glicerol e três ácidos gordos, sendo que cada glicerol ligasse, a nível molecular, a um ácido gordo.
Estes lipídios são os principais responsáveis pela absorção e armazenamento de energia, sendo que cada grama de triglicerídeos fornece 9 kcal de energia. Por isso, eles são fundamentais para o fornecimento de energia ao organismo quando as necessidades metabólicas são muito altas.
Além disso, os triglicerídeos são importantes para o transporte e absorção de nutrientes lipídicos, ou seja, que se dissolvem na gordura, como as vitaminas lipossolúveis e ácidos gordos essenciais para a saúde.
Estes ácidos gordos são necessários para a manutenção da integridade das membranas celulares, para o crescimento celular, trocas metabólicas e também para a síntese de hormonas.
Os triglicerídeos podem ser divididos em 2 categorias principais:
- triglicerídeos de cadeia curta (TC): os triglicerídeos de cadeia curta são formados por ácidos gordos de, logicamente, cadeia curta e são encontrados principalmente em alimentos ricos em gordura saturada, como as carnes vermelhas, leite gordo e derivados, além dos ovos;
- triglicerídeos de cadeia longa (TL): os triglicerídeos de cadeia longa são formados por ácidos gordos de cadeia longa e são encontrados principalmente em alimentos ricos em gordura insaturada, como óleos de peixe, nozes, sementes e algumas oleaginosas. Estes ácidos gordos de cadeia longa são considerados cruciais para a saúde, pois são imprescindíveis para a absorção e metabolização de nutrientes lipídicos.
Além disso, os triglicerídeos desempenham ainda um papel importante na regulação do colesterol e da pressão arterial.
Quando o nível de triglicerídeos é muito alto na corrente sanguínea, isso pode desencadear um aumento do colesterol e da tensão arterial.
Por outro lado, quando os seus níveis são perigosamente baixos, pode levar a um aumento do risco de doenças cardíacas e certas doenças crónicas. Daí ser fundamental manter os níveis de triglicerídeos dentro dos valores desejados. Isso é alcançável através de uma dieta saudável, que inclua alimentos integrais, frutas, vegetais, peixes, carnes magras e gorduras insaturadas.
Outro aspeto preponderante é que se pratique atividade física regularmente e se procure evitar o consumo excessivo de álcool.
Os triglicerídeos são moléculas essenciais para a saúde, pois desempenham um papel importante na absorção e armazenamento de energia, no transporte e absorção de nutrientes lipídicos, na regulação do colesterol e da tensão arterial.
Conclusão
Para concluir, é fundamental que as pessoas tenham consciência de que a alimentação incorreta pode levar ao aumento dos triglicerídeos no sangue e, consequentemente, ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Por isso, é importante seguir uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e controlar o consumo de álcool, para manter os níveis de triglicerídeos controlados e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.