Clinicas Persona - Emagrecer_Transpirar

Todos já ouvimos dizer que suar faz emagrecer, mas está comprovado que o suor não tem nenhuma relação direta com a diminuição de gordura e pode até desidratar.

O suor é composto principalmente de cloreto de sódio e ureia em solução, que é segregado pelas glândulas sudoríparas da pele.

A transpiração é um mecanismo de defesa que é ativado quando o corpo começa a aumentar a sua temperatura. Através da evaporação do suor o corpo perde calor e mantém a sua temperatura dentro dos valores normais (cerca de 37º centigrados).

Ao suar perde apenas água e sais minerais e mesmo depois de uma atividade física muito intensa, na qual transpirou muito, a suposta diminuição de peso não representa a perda de gordura, mas sim de líquidos.

Quando nos re-hidratamos ao ingerir novamente água, sumo ou outra bebida, os gramas perdidos são imediatamente ganhos, pelo que a perda de peso é apenas momentânea.

Ao fazer exercício físico deve ingerir bastante água antes e depois do treino. E se o tempo de duração do exercício for longo, trocar a água por uma bebida isotônica, rica em sais minerais, é uma boa opção.

Posto isto, fazer sauna ou exercícios físicos com roupa muito quente ou com cintas que promovem a sudorese em nada contribui para a diminuição de gordura corporal ou para emagrecer.

Transpirar não é uma solução válida para perder peso. Para emagrecer não é preciso suar mas sim gastar mais calorias do que ingere diariamente.

O que emagrece é fazer exercício físico de forma regular e ter uma alimentação saudável e equilibrada, com um balanço calórico adequado ao seu metabolismo e ao seu gasto energético.

Se pretende mesmo emagrecer fale com um especialista e marque a sua Consulta de Nutrição numa Clínica Persona perto de si!