O seu carrinho está vazio!
Vinho – o néctar dos deuses
O fim do Verão e o início do Outono é sinónimo de colheitas e inicia-se a época das vindimas, com as uvas prontas para serem colhidas das videiras. Conhecido como o néctar de Baco, o vinho é a bebida resultante da fermentação do sumo extraído das uvas.
Quando as uvas são esmagadas e prensadas, o teor de açúcar das mesmas transfere-se para o sumo (mosto).
Este açúcar é fonte de alimento para as leveduras naturais, as quais, em condições controladas de vinificação, são transformadas em álcool.
Quanto maior o nível de açúcar, mais álcool terá o vinho.
Finalizada a fermentação, o açúcar não transformado em álcool permanece no vinho e denomina-se açúcar residual.
Nutricionalmente falando…
O vinho é composto basicamente por água (85 a 90%), álcool (7 a 24%), ácidos e açúcares provenientes das uvas.
O teor alcoólico do vinho pode variar entre 10 a 15%, podendo alcançar valores superiores (cerca de 20%) no caso de vinhos fortificados, como o Vinho do Porto ou o da Madeira.
Quantas calorias tem o vinho?
As calorias provêm sobretudo do etanol (1g de álcool = 7kcal). A título de exemplo, um vinho a 12,5% vol. contém 12,5ml de álcool por cada 100ml de vinho.
Convertendo em gramas são 10g de álcool por cada 100ml de vinho. Ou seja, neste caso, um copo de vinha tem cerca de 70 calorias.
Vinho tinto ou vinho branco?
O vinho tinto possui maior quantidade de polifenóis, apresentando assim um teor superior de antioxidantes, tornando-o mais saudável para consumir diariamente.
Benefícios
Devido à sua composição e ao elevado teor em antioxidantes, onde se destaca o resveratrol, o vinho tinto apresenta efeitos benéficos para a saúde, ao conseguir estabelecer um bom equilíbrio e sinergia entre o teor alcoólico e a riqueza em antioxidantes, com benefícios comprovados na vasodilatação e consequente atividade anti-aterosclerótica.
Para além destes efeitos, o resveratrol presente está associado a uma indução da expressão de alguns genes associados à longevidade.
Um estudo publicado na revista Science veio mostrar que o resveratrol presente na casca das uvas estimula a atividade de uma proteína – a sirtuína 1: esta proteína protege o nosso organismo de doenças ligadas ao envelhecimento, cancro, Alzheimer e diabetes.
O vinho contém ainda procianidinas, que aumentam a resistência das fibras de colagénio, exercendo um efeito protetor sobre a parede dos vasos sanguíneos.
O vinho ajuda a emagrecer?
As bebidas alcoólicas sempre estiveram associadas ao aumento de peso, por causa do alto teor de álcool e açúcar, que fornecem as chamadas calorias vazias (sem riqueza nutricional relevante) mas estudos recentes indicam que uma pequena quantidade diária pode fazer parte integrante de um plano de emagrecimento e até ajudar na gestão do peso.
Este benefício é conseguido através de uma substância chamada piceatanol, que atrasa o crescimento dos adipócitos (células de gordura) e impede-os de se desenvolverem em células adultas.
A molécula piceatanol também reduz a inflamação do organismo e previne os efeitos negativos do sedentarismo.
Que quantidade devo beber?
Se é verdade que beber em excesso é prejudicial, o consumo moderado de vinho tinto pode ajudar na gestão de peso e apresenta benefícios para a saúde.
Entenda-se por consumo moderado a ingestão máxima de 1 copo por dia para as mulheres e até 2 copos por dia para os homens.
A ter em conta…
O álcool do vinho pode provocar alterações da capacidade de concentração e de reação, bem como alterações de humor.
O seu consumo é totalmente desaconselhado a crianças, jovens, grávidas e aleitantes.
O vinho deve ser ingerido com moderação e integrado num estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico.
Fale com o seu nutricionista e descubra todas as suas propriedades e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.