cerejas saudáveisAs cerejas não são apenas deliciosas, mas também boas para a saúde, na medida em que são uma boa fonte de vitaminas e minerais, sendo que um dos seus maiores benefícios nutricionais reside na sua vasta quantidade de fitoquímicos com potencial anti-envelhecimento comprovado.

Vermelhas, doces e suculentas, as cerejas fazem as delícias de miúdos e graúdos.

 

Composição nutricional (100g de cerejas contêm):

– 63 calorias

– 1,1g de proteína

– 0,2g de gordura

– 16,0g de hidratos de carbono

– 2,1g de fibra

 

Sabia que:

  • as vitaminas e minerais presentes na cereja reforçam o sistema imunitário e ativam as defesas do organismo, contribuindo para melhorar o humor e a sensação de bem-estar?
  • além de contribuírem para a eliminação de toxinas do organismo, as cerejas evitam a retenção de líquidos?
  • pelo seu teor em vitamina A, superior ao encontrado nos morangos ou mirtilos, este fruto ajuda a reduzir as doenças do coração?
  • a presença de ácido elágico nas cerejas favorece a redução do risco de desenvolvimento de cancro?
  • a fibra presente na cereja contribui para uma boa regularidade intestinal, combatendo a prisão de ventre? Além disso, a fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a prevenir a aterosclerose e a controlar a glicemia (níveis de açúcar no sangue) em diabéticos;
  • devido à quantidade de melatonina que possuem, este fruto contribui para regular os ciclos do sono, ajudando assim a adormecer?

 

Como escolher:

opte pelas mais carnudas e maduras. Devem estar limpas, com a pele firme, brilhante, inteira e sem golpes nem manchas. Os talos devem ser verdes e frescos, bem presos ao fruto, sem marcas nem bolor no ponto de união entre os dois.

Como armazenar:

guarde-as no frigorífico sem lavar nem tapar. Deve lavá-las apenas imediatamente antes de as consumir, colocando-as debaixo de água corrente, de modo a remover todos os vestígios de produtos químicos.

 

Algumas dicas:

  • quando comer cerejas, não desperdice os seus pedúnculos ou pés. Eles apresentam propriedades benéficas, sendo muito utilizados em naturopatia. Assim sendo, deixe secar os pés em ambiente seco e à sombra durante cerca de uma semana. Guarde-os depois num recipiente e utilize-os para fazer chá;
  • uma forma de rentabilizar o consumo de frutas é fazer compotas caseiras, com a vantagem de serem muito mais saudáveis do que as industriais. Além disso, poderá saborear as cerejas fora da época, ao longo de todo o ano. Escolha as cerejas mais escuras e doces, de forma a poder reduzir a quantidade de açúcar na receita.

 

Sugestão de receita

Delícia de granola com iogurte grego e cerejas

Fácil, rápido e delicioso:

Numa taça individual, coloque uma camada de granola (aveia + amêndoas + nozes + mel + canela), seguida de uma camada de iogurte grego ligeiro e finalize com cerejas.

 

As cerejas devem ser utilizadas no âmbito de uma alimentação variada e equilibrada. Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades deste fruto e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si!