Clinicas Persona - Dislipidemia

Dislipidemia: sabe o que é?

Dislipidemia é o termo usado para designar anomalias do perfil lipídico (gorduras) no sangue.

Os lípidos, essencialmente colesterol e triglicéridos, são um componente importante no organismo humano podendo ser prejudiciais quando em excesso.

O colesterol “bom” é transportado, na corrente sanguínea, por lipoproteínas de alta densidade (HDL) enquanto que, o colesterol “mau” e os triglicéridos, são transportados por lipoproteínas de baixa densidade (LDL).

As lipoproteínas de alta densidade, são benéficas e ajudam a remover o colesterol das artérias, transportando-o para o fígado.

Contudo, as de baixa densidade, quando em excesso, são muito prejudiciais para a saúde, aumentando o risco de enfarte do miocárdio ou AVC.

Estas doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial de Saúde, são a principal causa de morte no mundo industrializado, devendo ser tratadas com a maior urgência possível.

Para além da dislipidemia, as doenças cardiovasculares têm outras causas associadas, tais como:

• Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de carnes vermelhas;
  • Hipertensão arterial;
  • Stress;
  • Obesidade;
  • Diabetes Mellitus tipo 2.

Tratamento das Dislipidemias

O tratamento das dislipidemias passa por uma mudança nos nossos hábitos e estilo de vida, principalmente alimentares e do exercício físico.

Para isso, podem ser adotados vários hábitos saudáveis no dia a dia como por exemplo:

• reduzir a ingestão de alimentos de origem animal (carnes vermelhas, queijos gordos, manteiga,…);
  • evitar alimentos pré-cozinhados;
  • dar preferência a legumes e frutas frescas;
  • utilizar azeite em vez de outras gorduras saturadas;
  • reduzir a adição de sal;
  • incluir mais peixe, carnes magras e de aves na dieta;
  • ingerir alimentos ricos em ómega-3 com frequência (salmão, sardinhas,…);
  • evitar fritos;
  • abandonar hábitos tabágicos e alcoólicos;
  • praticar atividade física com regularidade.

Para que exista um controlo dos níveis de lípidos no sangue recomendamos a realização de análises sanguíneas periódicas, em especial em indivíduos de risco ou com antecedentes familiares, de controlo e acompanhamento por um nutricionista, de forma a ajustar, em caso de necessidade, a terapêutica e alimentação mais adequadas para regular os níveis de lípidos e ter um estilo de vida mais saudável.