Clinicas Persona - Esteatose Hepatica

Esteatose hepática: o que é, causas, sintomas e tratamento

A esteatose hepática, condição mais conhecida como fígado gordo, é uma doença crónica do fígado caracterizada por gordura excessiva no órgão e normalmente associada à obesidade.

Existir gordura no fígado é normal, sendo que um fígado saudável deverá conter até 5% de gordura. No entanto, valores acima deste são considerados como anormais e logo um fígado com elevado teor de gordura.

Nos piores casos, quando a gordura no fígado existe em grandes quantidades, as células do fígado podem inflamar e sofrer danos, evoluindo assim para uma condição mais grave, a esteato-hepatite.

Esta condição, esteato-hepatite, sendo mais grave, poderá, a longo prazo, provocar a destruição do tecido hepático e o desenvolvimento de cirrose.

Principais causas de esteatose hepática:

• O consumo frequente e exagerado de álcool é a principal causa de esteatose hepática, sendo que, em média, o consumo de 40 gramas de álcool por dia durante 10 anos, aumenta drasticamente o risco de desenvolver esteato-hepatite, um dos estágios mais avançados da doença;
  • Obesidade: mais de 80% dos pacientes com esteatose hepática sofrem deste problema, criando assim uma relação direta entre o aumento de peso e o aumento de risco de desenvolver doença
  • Diabetes: devido à resistência à insulina, a diabetes condiciona uma maior suscetibilidade a desenvolver a doença;
  • Hipotiroidismo, gravidez e tabagismo são também outras das causas da doença.

Sintomas

Num estágio inicial, a doença normalmente não apresenta sintomas, surgindo apenas nos estágios mais avançados, sendo os mais comuns:

• perda de apetite;
  • Dor do lado superior direito da barriga;
  • Barriga inchada;
  • Fezes esbranquiçadas;
  • Cansaço frequente;
  • Dor de cabeça constante;
  • Enjoos;
  • Cor amarelada dos olhos e da pele.

Tratamento

O melhor tratamento para a esteatose hepática nos seus estágios iniciais é a prevenção, com uma mudança nos hábitos e estilo de vida.

Uma dieta saudável, propicia à perda de peso, é indicada, devendo conter muitas frutas, cereais, legumes e peixe.

Sendo a prática regular de exercício físico, se possível associada a um acompanhamento com tratamentos localizados e a eliminação do consumo de álcool são igualmente importantes.

No pior cenário, esta doença, pode culminar com o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular ou cancro no fígado, sendo o único tratamento possível, nesta fase, o transplante do órgão, realçando ainda mais a importância de tratar esta doença nos seus estágios iniciais com uma mudança no estilo de vida.