Clinicas Persona - Beneficios dos chas

Sabe quais são os chás mais indicadas para determinadas doenças?

Sabia que o principal ingrediente ativo dos chás provenientes da Camellia Sinenssi, são as catequinas?

As catequinas têm ação antioxidante (combate aos radicais livres), anti cancro, combate as doenças de coração e anti-inflamatórias e impedem igualmente o desenvolvimento de bactérias responsáveis pelo mau hálito e pelo desenvolvimento de cáries e de doenças das gengivas.

Pelo facto de muitos chás apresentarem ação estimulante, devem ser evitados por crianças, bem como por pessoas mais sensíveis, portadoras de hipertensão e de doenças do coração.

• Chá Preto e Branco: estimulante, antioxidante, anti-inflamatório e atua contra as doenças de coração;
  • Chá Verde: os seus ingredientes ativos são conhecidos por terem uma ação estimulante e regeneradora dos níveis de energia – é por estimular a sua energia que lhe ajuda a sentir-se bem durante todo o dia! Segundo estudos, o chá verde previne eficazmente o cancro de cólon, do estômago, da mama, da boca e do esófago;
  • Chá de Camomila ou Cidreira: ajuda a dormir melhor e ajuda a reduzir dores abdominais e relaxam;
  • Chá de Canela: além de estimular o apetite, combate a má-digestão, os gases e as dores abdominais. Este chá não deve ser ingerido por gestantes, bem como durante o período de amamentação;
  • Chá de Hortelã: melhora a digestão e é excelente contra as dores abdominais. Este chá não deve ser bebido por gestantes e mulheres no período de amamentação.

As tisanas mais indicadas para algumas doenças:

• Gripes e constipações: Alteia, Erva-cidreira, Tomilho, Alecrim e Flor de sabugueiro
  • Stress: Flor de laranjeira, Flor de jasmim, Erva cidreira, Alfazema e Valeriana
  • Perturbações do aparelho digestivo: Camomila, Alecrim, Menta, Funcho, Angélica, Dente de leão e Salgueiro branco
  • Pernas cansadas: Salva, Bolsa-de-pastor e Hamamélia
  • Fadiga: Menta, Tomilho, Lavanda e Alecrim
  • Insónias: Alfazema, Tília, Camomila, Valeriana e Verbena
  • Dores nas articulações: Alecrim, Tília, Alfazema e Dente de leão
  • Transtornos menstruais: Salva, Maravilhas, Passiflora e Erva de S. João

Já agora, sabia que o chá é uma das bebidas mais antigas e populares?

Acredita-se que teve origem na China.

2 comentários a “Sabe quais são os chás mais indicadas para determinadas doenças?”