Síndrome metabólica

O que é?

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco de carácter metabólico que se traduz num risco acrescido de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como enfarte e acidente vascular cerebral, assim como de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Sabia que a síndrome metabólica:

• não dá sintomas e tem como único sinal a presença de um abdómen proeminente?
  • afeta mais de um terço da população portuguesa adulta?
  • acarreta um risco 3,5 vezes superior de morte por doenças cardiovasculares, como enfarte do miocárdio e AVC?

Como se diagnostica?

O diagnóstico de síndrome metabólica pode ser feito quando estão presentes pelo menos três fatores dos cinco seguintes:

• obesidade abdominal com perímetro do abdómen que exceda 102cm no homem e 88cm na mulher;
  • triglicéridos iguais ou superiores a 150mg/dl;
  • colesterol HDL igual ou inferior a 40 mg/dl no homem e a 50 mg/dl na mulher;
  • tensão arterial igual ou superior a 135/85 mmHg;
  • glicémia em jejum igual ou superior a 100 mg/dl.

Quais as causas?

Além de uma predisposição genética, a obesidade abdominal e o sedentarismo são as principais causas desta síndrome, pelo que, a sua origem está basicamente relacionada com um estilo de vida pouco saudável.

Um ponto comum é o excesso de gordura corporal, particularmente a gordura que se acumula junto dos órgãos, a chamada gordura visceral.

Este é o tipo de gordura mais perigosa, na medida em que liberta substâncias, como a adiponectina e a leptina, que favorecem ainda mais a acumulação de gordura.

Além disso, este tipo de tecido adiposo liberta citocinas inflamatórias, favorecendo assim a acumulação de placas de gordura nas artérias.

Esta alteração do estado hormonal, caracterizado por uma resistência à ação da hormona insulina, contribui para o aparecimento da hipertensão, das alterações de colesterol e da diabetes.

Como prevenir e tratar?

É importante a adoção de um estilo de vida mais saudável, o que implica aumentar a atividade física, controlar o peso e adotar uma dieta equilibrada e adaptada às suas necessidades, com restrição da ingestão de gorduras e açúcares e rica em fibras.

Se necessário, a terapêutica poderá ser complementada com medicação, no sentido de controlar e/ou reduzir os fatores de risco, como a redução do colesterol, antidiabéticos orais ou insulina e antiagregantes plaquetários.

Se for o caso, é igualmente importante que deixe de fumar, na medida em que o abandono do hábito tabágico permite reduzir a resistência à insulina, caraterística da síndrome metabólica, assim como reduzir o estado de inflamação crónica.

Manter o peso adequado, com uma alimentação saudável e equilibrada, complementada com a prática regular de exercício físico, com o aporte hídrico necessário e sem hábitos tabágicos, é a chave de sucesso para melhorar a sua saúde e aumentar a qualidade de vida.

Além disso, ao deslocar-se a uma Clínica Persona irá ter o acompanhamento dos melhores profissionais e a mais recente e eficaz tecnologia no combate à inestética e perigosa gordura abdominal, para que viva mais e melhor, com mais saúde, beleza e bem-estar.

Os resultados são garantidos. E isso vai refletir-se no seu dia-a-dia… o que faz toda a diferença!

Já pensou em mudar para ser mais feliz?

Mude com a Persona! Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si!

Categorias: