Clinicas Persona - Tiroide

Tiroide: as principais patologias

No ramo da endocrinologia, além do flagelo da diabetes, os problemas da tiroide são dos mais comuns nos países industrializados.

Muitas vezes em consulta, os pacientes mencionam que têm problemas de tiroide, mas muitas vezes não sabem exatamente qual o tipo de patologia que têm, e, certamente, elas não são todas iguais e afetam a nossa saúde a diferentes níveis.

Em baixo procuramos resumir quais os problemas mais comuns que afetam esta glândula tão importante para o correto funcionamento do nosso organismo.

• Hipotiroidismo:

Quando a tiroide está pouco ativa e sintetiza poucas hormonas, algumas funções do nosso corpo tornam-se mais lentas.

Habitualmente pessoas com hipotiroidismo têm pulso lento (bradicardia), sentem-se cansadas e com pouca energia, constantemente com frio, pele mais seca podendo inclusive aumentar de peso e sofrer de obstipação.

A causa mais comum de hipotiroidismo é provocada pelo síndroma de Hashimoto, doença autoimune da tiroide, seguida do próprio envelhecimento, pois pessoas com mais de 60 anos têm maior probabilidade de terem uma tiroide mais “preguiçosa”.

• Hipertiroidismo:

Pelo contrário, quando a tiroide tem produção hormonal acima do normal, torna-se hiperreativa, sujeitando o nosso organismo a um aumento de toxicidade pelo seu excesso, sendo os sintomas mais comuns o aumento frequência cardíaca (taquicardia), perda de peso inexplicável, tonturas, tremores e sensação de calor.

Este problema é, também ele, desencadeado maioritariamente por uma condição autoimune, a doença de Grave.

• Tiroidite:

Uma tiroidite é uma inflamação da tiroide provocada por doença autoimune (Hashimoto), pode também suceder pós-parto (habitualmente temporária), e em crianças, pode também ocorrer por infeção bacteriológica.

Se não tratada pode levar a situações de hipo ou hipertiroidismo e mesmo bócio.

• Bócio:

Antes de se conseguirem detetar alterações no funcionamento da tiroide através dos doseamentos hormonais que hoje são comuns, somente quando a tiroide inchava é que era percetível a doença.

O bócio não é mais que uma glândula alargada, com comprometimento ou não da sua função fisiológica.

O défice de iodo é uma das causas mais comuns de bócio, particularmente em países subdesenvolvidos.

• Nódulos da tiroide:

Sem existir uma causa identificável, por vezes desenvolvemos nódulos na tiroide, que, apesar de poderem também produzir hormonas, o que é raro, pois maioritariamente não as produzem, não são controláveis pelo sistema pituitário ou pelo hipotálamo, o que pode levar a desequilíbrios.

O seu aparecimento e evolução devem ser cuidadosamente vigiados (ecografias e/ou biopsias) pois cerca de 10% deles podem ser prenúncio de cancro.

• Cancro da tiroide:

Conforme vimos anteriormente, alguns nódulos podem desencadear surgimento de células cancerígenas.

O cancro da tiroide é um dos que está em maior crescimento nas sociedades desenvolvidas, em ambos os sexos e em todas as idades.

Estes cancros podem ser de origem folicular, papilar ou medular.

Apesar de cada vez mais comuns, quando diagnosticados precocemente têm excelente perspetiva de cura.