Clinicas Persona - Tiroide

A tiroide: o que deve saber

É cada vez mais comum ouvirmos falar em problemas da tiróide, em particular de duas condições, o hipertiroidismo e o hipotiroidismo, e a sua relação com a perda de peso ou facilidade de aumento do mesmo.

Mas afinal o que é a tiroide, como funciona e quais são os principais problemas que a afetam?

O que é a tiroide?

A tiroide é uma pequena glândula do nosso sistema endócrino e localiza-se na frente do pescoço, “colada” à traqueia e logo abaixo da “maça de adão” da laringe.

Principal função:

A sua principal função é regular a velocidade do nosso metabolismo através da secreção de duas hormonas em particular, a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3), além de outras funções regulatórias relevantes como a respiração, o ritmo cardíaco, o peso corporal, a força muscular, o ciclo menstrual, a temperatura corporal, entre outros.

Para a produção das hormonas acima referidas, a tiróide capta o iodo presente em circulação sanguínea, sendo as únicas células do nosso organismo que os conseguem captar, combinando com um aminoácido essencial, a tirosina.

Todas as células do nosso organismo dependem das hormonas da tiróide para regularem o seu metabolismo.

Por sua vez, a produção hormonal da tiroide é regulada pela glândula pituitária, através da hormona de estimulação da tiroide (TSH), daí muitas vezes, nas análises sanguíneas específicas da função tiroideia, ser pedido o deseamento desta hormona além da T3 e da T4.

Hipertiroidismo:

Quando os valores de T3 e T4 estão demasiado altos, indicando um possível hipertiroidismo os sintomas habituais são: perda de peso, ansiedade, irritabilidade, hiperactividade, nervosismo, mãos trémulas, queda de cabelo e sudação excessiva.

Hipotiroidismo:

Já quando eles estão muito baixos, indicando um possível hipotiroidismo, os sintomas podem passar por: aumento de peso, cansaço excessivo, fadiga, dificuldades em dormir, pele seca, cabelo frágil e depressão.

Problemas que podem afetar a tiroide:

Outros problemas que podem afetar a tiroide são as deficiências alimentares de iodo que conduzem ao bócio: a tiroidite de Hashimoto que é uma doença auto-imune, a tiroidite pós-parto, que pode ocorrer até um ano depois do parto atingindo em particular as mães diabéticas, e o cancro da tiróide.

Como diminuir os riscos e efeitos:

Apesar das doenças da tiroide não terem uma causa definida é possível diminuir os riscos e efeitos das mesmas com a adoção de uma alimentação saudável, onde o predomínio de alimentos orgânicos deve ser priorizado em detrimento dos processados, uma atividade física regular e períodos de sono reparadores.