10 mitos e verdades sobre a celulite

A conceituada dermatologista Doris Hexsel, que estuda o tema da celulite há mais de 15 anos, diz que “todas as mulheres têm ou terão celulite em algum momento da sua vida”. A frase é polémica mas consta de um estudo feito com a colaboração de 10 médicos, onde são abordados os aspetos clínicos de um dos problemas estéticos que mais incomoda as mulheres, explicando causas, tratamentos e desmitificando algumas ideias erradas.
Vamos aos 10 mitos e verdades sobre a celulite.

Mitos sobre a celulite

Refrigerantes e águas com gás causam celulite

Os alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho de peso e a acumulação de gordura localizada, fatores que agravam a celulite. Partindo deste princípio, as versões comuns dos refrigerantes devem ser evitadas devido à grande quantidade de açúcar que contêm, devendo ser substituídas pelas versões light ou diet. Mas não é verdade que o gás contido nessas bebidas causa ou agrava a celulite.

O uso de roupa apertada causa celulite

Algumas roupas muito justas podem dificultar o retorno venoso. Se essa condição ocorrer frequentemente e persistir por períodos prolongados, pode causar edema dos membros inferiores, mas não interfere no desencadeamento ou agravamento da celulite. Já o uso de meias elásticas, bem justas, é saudável para a circulação, pois melhora o retorno venoso e ainda tem a vantagem de fazer uma sustentação mecânica, atuando para as pernas da mesma forma que o sutiã para as mamas. Dessa forma, pode contribuir para a prevenção do agravamento da flacidez, condição associada à celulite.

Fumar causa ou piora a celulite

O cigarro provoca alterações na microcirculação e na oxigenação dos tecidos, estando associado a diversos problemas de saúde, principalmente pulmonares. Sabe-se, inclusive, que cigarro contribui para a formação de rugas. Mas é mito pensar que fumar causa ou piora a celulite já que não há associação entre o seu consumo e o agravamento da mesma.

Gelatina reduz a celulite

É mito pensar que gelatina refirma a pele e reduz a celulite. Até porque não existe nenhum trabalho científico que comprove que a ingestão desse alimento seja capaz de reduzir a celulite. Está claro que as versões light ou diet das gelatinas são melhores que as versões tradicionais contendo açúcares e que comer gelatina é melhor do que comer alimentos hipercalóricos, mas apenas isso.

Apenas as pessoas obesas têm celulite

Sabe-se que a obesidade, a acumulação de gordura localizada e também a flacidez da pele podem agravar a celulite. A obesidade está diretamente relacionada com o aparecimento ou o agravamento da celulite. No entanto, apesar de ser menos frequente, as pessoas magras também têm celulite, até porque há fatores genéticos e nem tudo na celulite está associado ao aumento do peso.

Os cremes podem reduzir sozinhos a celulite

Uma grande variedade de produtos é utilizada na formulação dos cremes anticeluliticos. Contudo, o uso de cremes isoladamente não é capaz de reduzir a celulite. Eles devem ser utilizados como complemento no tratamento.

Verdades sobre a celulite

A celulite piora com o avançar da idade

A celulite geralmente inicia-se na puberdade e aumenta com a idade, principalmente devido à associação de fatores, como o uso de anticontracetivos, as oscilações hormonais, o aumento de peso, entre outros. Mas um dos maiores causadores de celulite aparece depois dos 30 ou 40 anos: estamos a falar da flacidez que, implacavelmente, aumenta com a idade e vai piorar a celulite.

A celulite é genética

Os fatores genéticos têm um grande impacto na celulite. Geralmente, quando a mãe tem celulite, as filhas também tendem a desenvolver essa condição, seguindo, muitas vezes, o mesmo padrão de lesões. Portanto, é verdade que se deve atuar na prevenção da celulite, principalmente quando há casos familiares, o que pode ser feito por uma equipa médica experiente.

Álcool piora a celulite

Geralmente, as bebidas alcoólicas são bastante calóricas, favorecendo o ganho de peso e a acumulação de gordura localizada, fatores associados ao agravamento da celulite.

Dieta saudável e equilibrada pode ajudar a eliminar celulite

É verdade que a má alimentação, com a ingestão excessiva de gorduras e hidratos de carbono, contribui para o aumento de peso, acumulação de gordura localizada e, consequentemente, agrava a celulite. Um plano alimentar equilibrado e personalizado vai ajudar a melhorar a celulite, além de contribuir para o seu bem estar geral.

Para combater a inestética celulite é fundamental uma abordagem multidisciplinar e o recurso às mais recentes tecnologias médicas. Nas Clínicas Persona encontra soluções inovadoras que restauram a circulação de retorno do tecido conjuntivo da hipoderme, o que permite às células adiposas libertarem-se da gordura excessiva.

O tónus da pele é aumentado pela estimulação das células que produzem colagénio e elastina, melhorando a sua condição e diminuindo radicalmente o aspeto “casca de laranja”.

 

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si.

Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.