Clinicas Persona - 50 Dicas Uteis Para Emagrecer ou Manter o Peso - 2

50 Conselhos úteis para emagrecer ou manter o peso (II)


Perder peso e emagrecer não significa ter de passar fome.

Implica saber comer bem, de forma regrada e alguma disciplina.

Mas sem exagerar.

Para ajudar vamos apresentar alguns conselhos úteis que pode aplicar todos os dias.

Esta é a segunda parte.

Pode consultar a primeira, terceira, quarta e quinta.

Conselhos úteis

11. Pouse os talheres na mesa entre cada garfada Ao pousar os talheres na mesa, aumenta-se o tempo da refeição e pode despertar-nos para a possibilidade de já termos comido suficiente e que já estamos saciados.

12. Faça compras a nível alimentar, quando não estiver com fome Ir ao supermercado antes das refeições pode originar que se compre alimentos que permitem saciar-nos mais rapidamente e, pelo facto de estamos com fome, não se torna fácil o controlo da nossa vontade. Além do mais, a despesa será sempre mais elevada do que estávamos inicialmente à espera.

13. Faça uma lista antes de sair de casa e só adquira o que planeou A preparação de uma lista de compras é fundamental para evitar-se desperdícios. Se a quantidade de alimentos (doces, biscoitos, entre outros) for previamente definida, torna-se mais difícil surgir a necessidade de comprar grandes quantidades de produtos ditos “para enganar a fome”.

14. Mantenha os alimentos que mais engordam fora da visão e, preferencialmente, fora do alcance Por norma só desejamos aquilo que vemos. Por isso, se estiver sempre a ver algum alimento, é quase que inevitável que uma hora ou outra o iremos comer. Uma maneira de não cair na tentação é guardar os alimentos que mais engordam em lugares altos e escondidos, de modo a só comê-los em alturas definidas e ocasionais.

15. Mantenha visíveis os alimentos mais saudáveis Manter certos alimentos, tais como a frutas ou legumes, sempre à vista. Assim, se estiver com fome e os ver, possivelmente serão esses alimentos saudáveis que irá comer.

16. Não leve as travessas com comida para a mesa Calcule a quantidade de comida que deve ingerir e coloque no seu prato. Se tiver à sua frente mais comida, torna-se mais difícil conter-nos e não colocar mais um pouquinho. Controlamos melhor a alimentação quando não temos a comida à nossa frente.

17. Levante-se da mesa logo após terminar a refeição Quando terminar a refeição deve levantar-se e não permanecer a fim de fazer companhia a quem ainda não terminou a refeição. Se permanecer à mesa pode mais facilmente continuar a comer e ingerir mais algumas calorias que não necessita.

18. Evite aprender novas receitas de pratos calóricos Evite aprender receitas que são muito calóricas e, em detrimento, procure receitas com baixo nível de calorias. Já existem muitos sites em que pode procurar receitas saudáveis e, ao mesmo tempo, muito saborosas.

19. Procure alternativas para compromissos sociais que o levem a comer ou beber Muitas vezes, o encontro com amigos está associado a grandes jantaradas e por um longo tempo. Nestas alturas, costuma-se comer alimentos não muito saudáveis e, para agravar, é mais normal beber-se em excesso.

20. Desenvolva técnicas de modo a evitar exageros quando se come fora de casa Comer fora de casa não implica forçosamente comer muito. É perfeitamente possível conciliar um bom final de semana com uma alimentação saudável.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.