Descubra os seus aliados no combate às estrias e celulite
Com a aproximação do Verão é natural que certas preocupações mais estéticas se comecem a revelar e as estrias e celulite sejam um dos alvos a abater.
Interessa saber antes de mais que a palavra de ordem nestes casos é a prevenção e a ideia de corpo perfeito deve ser substituída pela ideia de corpo saudável e ativo.
É fundamental cultivar hábitos e atitudes que levem a um estilo de vida saudável todo o ano e não só com a aproximação da época balnear.
Passar mais de metade do ano com uma vida sedentária e a petiscar alimentos carregados de açúcar e gordura e depois ansiar por uma perda de peso “imediata” acaba por ser um contrassenso. Tudo isto pode levar à procura de soluções desequilibradas, que apenas fazem o corpo perder massa magra, ao invés de gordura, acentuando a probabilidade de aparecerem estrias e acentuar a celulite e o aspeto “casca de laranja”.
Estrias
As estrias são, sobretudo, um problema estético que tem como origem aumentos repentinos da extensão da pele, como por exemplo, gravidez ou aumento súbito de peso, causando a rutura das fibras cutâneas, formando uma “cicatriz” na pele. Nestes casos é fundamental uma excelente hidratação, tanto na ingestão de água diariamente, como na utilização de bons cremes hidratantes, pois a pele seca perde elasticidade e propicia o aparecimento de estrias.
A alimentação tem um papel importante nestes casos uma vez que deve ser rica em alimentos que forneçam colagénio (principal proteína responsável pela elasticidade da pele) e reforçada pela toma de suplementação também de colagénio, de preferência hidrolisado, para uma melhor absorção. A ingestão de peixes, carnes magras, gema de ovo, leguminosas (grão, lentilhas), cereais integrais, frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs), hortaliça verde escura (brócolos, espinafres) e laranja (cenoura, abóbora), bem como frutas tropicais (papaia, kiwi, manga) é também importante, pois são excelentes fontes de minerais como selénio e zinco bem como em vitaminas A, E e C, auxiliando na produção de colagénio.
Celulite
No caso da celulite, além de todos os produtos já mencionados, deve-se privilegiar frutas antioxidantes (framboesas, mirtilos, amoras, morangos) sendo a hidratação também fundamental, uma vez que a eliminação de toxinas é imprescindível para atenuar a “inflamação” na célula gorda, principal causadora da “casca de laranja”. É muito importante evitar refrigerantes; produtos processados pois contêm muito sal, o que provoca retenção de líquidos e aumento consequente de celulite; fritos e gorduras e alimentos ricos em açúcar.
A pratica regular de exercício físico deve estar presente nas suas rotinas, contudo, para resultados ainda mais eficazes e para combater a celulite mais “teimosa”, torna-se imprescindível a execução de algumas sessões de drenagem linfática, que levarão a que o corpo inicie o seu processo de eliminação do processo inflamatório que causa a celulite. Em todo o caso, deverá sempre procurar a ajuda de especialistas para melhor indicarem a frequência de execução deste tipo de tratamentos.
Nas clínicas Persona encontrará a solução ideal para o seu caso.
Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta de Avaliação gratuita e sem compromisso.
Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.