Clinicas Persona - AzeiteExtraído de azeitonas, o azeite é presença obrigatória na dieta mediterrânea e é considerado um dos responsáveis pela grande longevidade e pelo menor risco de doenças cardiovasculares da população desta região, banhada pelo mar Mediterrâneo.

Sendo uma gordura vegetal por vezes mais cara do que os óleos, o azeite é frequentemente chamado de ouro líquido, pois, em tempos longínquos, foi utilizado como moeda de troca entre os povos do Mediterrâneo e os povos do Médio Oriente.

 

Propriedades nutricionais:

O azeite é composto basicamente por gorduras, sendo 73% delas monoinsaturadas, principalmente ácido oleico, 14% saturadas e pouco mais de 10% polinsaturadas. Das gorduras polinsaturadas, a maioria é de ómega 6, também chamado ácido linoleico, e uma pequena parte é de ómega 3 ou ácido linolénico.

 

Composição nutricional (por 10ml = 1 colher de sopa):

– 82 calorias

– 9,1g gorduras, das quais:

* 1,3g gorduras saturadas

* 7,2g gorduras monoinsaturadas

* 0,6g gorduras polinsaturadas

– 0g hidratos de carbono

– 0g proteína

 

Sabia que:

  • o azeite é uma gordura vegetal mas, ao contrário dos óleos e margarinas, é a única que é obtida única e exclusivamente por processos mecânicos, sem qualquer tipo de aditivo?
  • ao atuar de forma positiva sobre os níveis de colesterol, o azeite é um excelente aliado na prevenção da hipertensão arterial e das doenças cardiovasculares?
  • além de participar no processo direto de síntese muscular, as gorduras saudáveis presentes no azeite são uma boa fonte energética para praticantes de desporto, melhorando o rendimento e o metabolismo?
  • os antioxidantes presentes no azeite ajudam a eliminar ou a evitar os danos causados pela oxidação que atinge o DNA, contribuindo assim para prevenir alguns tipos de cancro?
  • o azeite possui propriedades anti-inflamatórias, graças à presença de polifenóis que contribuem para a proteção dos lípidos do sangue contra as oxidações indesejáveis?
  • a ação antioxidante do azeite contribui para evitar os danos causados pelo stresse oxidativo sobre as células da pele, ajudando assim a combater os sinais da idade e a proporcionar uma pele mais jovem e saudável?

 

Tipos de azeite:

  • Azeite virgem extra: conserva intacto o sabor da azeitona e é feito com grande cuidado durante todo o processo produtivo. Ao não apresentar “defeitos” de sabor e preencher alguns requisitos químicos que evidenciam a sua qualidade, é o que apresenta menor acidez (menos que 0,8 graus) e é considerado o mais saudável por ter a maior quantidade de nutrientes;
  • Azeite virgem: também é um óleo não refinado, porém de qualidade um pouco inferior ao azeite extra virgem e com uma acidez um pouco maior, de até 2 graus;
  • Azeite lampante: não pode ser consumido diretamente e é aproveitado para a refinação, na medida em que possui uma acidez superior a 2 graus.

 

O azeite deve ser consumido de forma moderada e no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada. Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades deste alimento e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si!