O seu carrinho está vazio!
10 tipos de pão e há um indicado para si
Em Portugal, a tradição de comer pão perde-se no tempo e é um dos alimentos que está na base da nossa alimentação.
Feito à base de cereais, é diferente de região para região tanto na forma, como na cor, no gosto ou na textura do miolo, sendo usado em pratos tradicionais e até em doces.
O pão é um alimento energético, nutricionalmente rico e fornecedor de minerais (sódio e potássio), vitaminas do complexo B (B1, B2, B5), fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta.
A sua composição ajuda a regularizar os níveis de açúcar (glicemia) no sangue, auxilia o trânsito intestinal e garante uma sensação de saciedade prolongada.
Em Portugal existem muitas variedades de pão.
Conheça algumas mais comuns:
- Papo-seco ou carcaça – pequeno pão de farinha de trigo e uma presença constante ao pequeno-almoço e ao lanche de muitas famílias.
- Pão de Mafra – com vários formatos – redondo, comprido ou em bolas – este pão de farinha de trigo e centeio, feito com elevada quantidade de água, é bastante apreciado pelo miolo macio e crosta rija.
- Pão alentejano – de grandes dimensões e miolo compacto é bastante usado em pratos de açordas, ensopados e migas à alentejana, além de doces como fatias douradas.
- Pão de centeio – neste tipo de pão, de cor mais escura, a farinha de trigo é substituída por farinha de centeio e é um pão rico em fibras.
- Pão de milho ou broa de milho – pão de mistura de tom amarelado, cujo fabrico é feito à base de farinha de milho. O miolo é denso e macio, sendo muito apreciado como entrada.
- Pão de forma – muito usado para fazer sanduíches ou torradas, o pão de forma tem a textura macia e apresenta versões com ou sem casca. As versões industriais apresentam habitualmente açúcar e excesso de gordura, pelo que deve ser ingerido com precaução.
- Pão de aveia – rico em proteínas, fibras e ferro, o pão de aveia tem textura parecida com o pão de forma, mas algumas receitas contêm grãos, que deixam o pão mais poroso.
- Pão integral – o pão integral é rico em fibras, o que garante uma maior saciedade e permite uma absorção gradual dos hidratos de carbono e um maior controlo da glicémia.
- Broa de Avintes – pão tradicional de Avintes, Vila Nova de Gaia, castanho-escuro e denso, sabor intenso e agridoce, feito à base de farinha de milho e centeio.
- Pão Sírio – também chamado de pão pita, o pão sírio é arredondado e tem uma massa fina e leve. É muito usado no Oriente Médio para comer com as mãos e contém menos quantidade de gordura que o pão branco.
Incluído numa alimentação saudável e equilibrada, se ingerido com moderação, o pão pode e deve estar presente.
Fale com o seu nutricionista que o ajudará a escolher a melhor opção e qual a quantidade adequada à sua situação e ao seu objetivo em particular.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.