Clinicas Persona - 50 Dicas Uteis Para Emagrecer ou Manter o Peso - 5

50 Conselhos úteis para emagrecer ou manter o peso (V)


Clinicas Persona - 50 Dicas Uteis Para Emagrecer ou Manter o Peso - 5 Perder peso e emagrecer não significa ter de passar fome. Implica saber comer bem, de forma regrada e alguma disciplina. Mas sem exagerar. Para ajudar vamos apresentar alguns conselhos úteis que pode aplicar todos os dias. Esta é a quinta e última parte. Pode consultar a primeira, segunda, terceira e quarta partes.  

  1. Não aceite pressões para que coma mais do que o planeado

Se está a seguir um plano alimentar planeado, deve evitar pressões que o levem a desrespeitá-lo. Explique a quem estiver forçando os seus objetivos, a importância que ele tem e faça com a pessoa compreenda que, neste momento, o que você precisa é de alguém que o ajude nas mudanças que estão acontecendo dia após dia na sua vida. Explique que sua alimentação é calculada e, por isso, há quantidades ideais de todos os nutrientes necessários para que faça uma alimentação saudável.

  1. Conheça o valor calórico dos alimentos

Procure conhecer as calorias dos alimentos que mais gosta e dos que estão mais próximos de si. Aprenda como fazer substituições de alimentos, no caso de não ter como controlar totalmente sua alimentação.

  1. Não fique longos períodos sem se alimentar

Quanto mais tempo ficar sem comer, mais fome terá no horário das refeições. Procure fazer pelo menos 6 refeições por dia (3 principais e 3 lanches), com o cuidado de dividir as calorias e a composição dos alimentos pelas várias refeições.

  1. Conheça o teor de hidratos de carbono, gorduras e proteínas de cada alimento

Se conhecer a composição de cada alimento, torna-se mais fácil realizar a troca desses alimentos por outros com composições semelhantes. Além do mais, é mais fácil selecionar alimentos com baixos níveis de gorduras.

  1. Procure consumir hidratos de carbono em todas as refeições e evite o açúcar

A ingestão de hidratos de carbono em todas as refeições é importante, pelo facto destes serem os principais responsáveis pela sensação de saciedade. As dietas com baixos índices de hidratos de carbono, conduzem a alterações no humor e, muitas vezes, ao desenvolvimento de episódios de compulsão alimentar. Sempre que possível, troque o açúcar por adoçantes a fim de diminuir o valor calórico dos alimentos.

  1. Evite ingerir gorduras

As gorduras são os alimentos com maior teor de calorias, além de serem os mais palatáveis (ou seja, são os alimentos que necessitam que se consuma uma maior quantidade a fim de originar uma sensação de saciedade). A gordura também provoca um aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos, aumento assim o risco de infarto agudo do miocárdio, bem como de “derrames”.

  1. Torne mais apetitosa a alimentação, mesmo que estes tenha poucas calorias

A melhor forma de se conseguir manter um plano alimentar por mais tempo, é evitar a monotonia alimentar e utilizar alimentos que você gosta. Procure descobrir receitas com baixo valor calórico e utilize alimentos que considera mais saudáveis e saborosos. Evite repetir receitas constantemente, para não enjoar com facilidade de um determinado tipo de alimento.

  1. Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação e ingira bastantes verduras

As verduras são alimentos de baixo valor calórico e podem ser consumidas sem muita limitação. Além disso, melhoram o ritmo intestinal, diminuem o risco de constipação e de cancro, ajudam manter baixos os níveis de colesterol e triglicerídeos.

  1. Lembre-se sempre de que o objetivo principal do tratamento é a mudança de hábitos de vida. Os hábitos que tinha só irão contribuir para fazê-lo engordar

Obter um peso saudável não deve ser apenas alcançado através de dietas e planos milagrosos. É necessário um conjunto de alterações no estilo de vida para que as mudanças alimentares sejam observadas e sentidas. Procure sempre descobrir o que você estava a fazer de errado de modo a evitar que as mesmas faltas ocorram novamente. As mudanças devem ser graduais para poderem ser mantidas. A orientação de um profissional é fundamental para se conseguir melhorar os resultados e mantê-los.

  1. Tente manter sempre o equilíbrio psicológico, por mais que tenha motivos para sentir-se ansioso

Falhas e deslizes podem perfeitamente acontecer, mas nunca deve desanimar. Procure conversar com seus familiares e peça sugestões e ajuda sempre que surja algum problema. Caso sinta que não está a melhor, procure o seu nutricionista para uma orientação mais profissional.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

2 comentários a “50 Conselhos úteis para emagrecer ou manter o peso (V)”