O seu carrinho está vazio!
A importância da Avaliação da Composição Corporal
Conhecer a nossa Composição Corporal, ou seja, a percentagem do nosso peso que se encontra na forma de gordura, tecido magro e água, é de elevado interesse no campo da nutrição e da perda de peso, pois constitui um indicador fundamental para avaliação do estado nutricional do paciente e para aferirmos a:
- eficácia do programa de tratamento localizado
- e o plano alimentar indicado para determinada situação.
Até ao início do século XX, a Avaliação da Composição Corporal somente era feita através da dissecação de cadáveres, ou seja, usando método direto. Só em meados do século passado se desenvolveram outras metodologias indiretas para avaliação da mesma.
Entre as de menor margem de erro temos a pesagem hidroestática e o método DEXA, contudo, estes dois métodos, são muito morosos, altamente dispendiosos e exigem elevado nível de participação do paciente.
Foram assim desenvolvidos outros procedimentos, com margens de erro e de viés maiores, mas de fácil implementação, mais rápidos e de custo reduzido. São os métodos duplamente indiretos, sendo os mais utilizados a bioimpedância e os lipocalibradores.
Apesar das margens de erro maiores, conseguimos aferir com segurança flutuações significativas da composição corporal.
A análise por bioimpedância que nas Clínicas Persona é efetuada em todas as Consultas de Nutrição ou nas Consultas NutriFuncional , é baseada na medição da impedância do organismo quando este é sujeito a uma corrente elétrica alternada de baixa intensidade e frequência.
A massa corporal magra é um bom condutor de energia elétrica devido à alta concentração de água e eletrólitos sendo, pelo contrário, a massa gorda um mau condutor.
Este método é confortável, rápido e não-invasivo, contudo pode ser influenciado pelo nível de hidratação do paciente e não pode ser efetuado em pessoas portadoras de pacemaker.
Os lipocalibradores, são instrumentos médicos que medem a espessura das pregas cutâneas.
Ao efetuarmos a medição em quatro pontos distintos, conseguimos, através do uso de fórmulas matemáticas conhecidas, aferir a percentagem de gordura corporal total.
Os pontos mais comuns de medição e onde a camada de tecido adiposo melhor denúncia as flutuações de peso e de gordura corporal, são a prega tricipital, a bicipital, a subescapular e a suprailíaca.
Este é também um método simples, portátil e relativamente económico.
Para uma aferição mais fidedigna do sucesso de qualquer estratégia de perda de peso, a Avaliação da Composição Corporal é indispensável.
Não basta somente controlar o peso corporal.
No campo da nutrição desportiva esta afirmação faz ainda mais sentido, pois qualquer alteração, por pequena que seja, na mesma afeta rendimento desportivo.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.