O seu carrinho está vazio!
Batata doce vs Batata branca
Uma caiu em graça e é presença obrigatória nas dietas da moda e nos amantes de ginásio, a outra é a madrasta má e considerada inimiga da balança e de quem quer manter a linha.
Mas será mesmo assim?
De facto, e embora este tubérculo já ande por cá há muitos anos, subitamente, começaram a surgir comparações entre as propriedades extraordinárias da batata doce e a maior pobreza nutricional da batata branca.
Semelhanças
São ambos alimentos com baixo teor de proteína (1 a 3g de proteína por cada 100g de batata) e praticamente isentos de gordura; – O principal macronutriente presente na sua composição são os hidratos de carbono, sendo assim boas fontes de energia, úteis para refeições pré-treino por fornecerem uma dose de energia extra para o mesmo, ou para as refeições pós-treino, com a finalidade de repor a energia despendida durante o exercício.
Diferenças
- A batata doce possui mais calorias e mais fibra comparativamente à versão comum (119 para 89 calorias e 1,5 g para 3 g, respetivamente, por 100g de alimento);
- O índice glicémico da batata doce é consideravelmente mais baixo (cerca de metade), ou seja, os hidratos de carbono presentes na batata doce são absorvidos mais lentamente pelo organismo e durante mais tempo, sendo assim muito mais saciante que a batata branca e não contribuindo para um aumento significativo dos níveis de insulina;
- A batata doce é rica em beta caroteno (pró vitamina A), enquanto a batata comum não contém uma quantidade expressiva.
Mecanismos de ação
- A batata branca é rica em hidratos de carbono de absorção rápida, ou seja, o açúcar é libertado para o sangue de um modo muito mais rápido e os níveis de insulina aumentam. Como consequência, o organismo deixa de queimar a gordura acumulada como reserva de energia (a massa gorda), e dá prioridade à que está no sangue. Ao nível da repercussão no apetite, depois de produzir-se um pico de glicémia dá-se uma baixa dos níveis de açúcar, o que se traduz em vontade de comer;
- Com a batata doce, acontece o oposto, na medida em que é composta por hidratos de carbono de baixo índice glicémico, de absorção lenta, fazendo-se a libertação do açúcar de forma faseada. Deste modo não existe um pico abrupto na produção de insulina e vai sentir-se saciado durante mais tempo.
Impacto do modo de confeção
As batatas cozidas, que é a forma mais saudável de as ingerir, mantêm as calorias face ao alimento em cru.
Mas, se forem fritas, as calorias de ambas as batatas aumentam mais do dobro face à versão crua, caso sejam caseiras, e mais de quatro vezes, se forem de pacote.
O puré acrescenta cerca de 30 calorias por 100g de batata, devido à presença do leite.
considerações finais
Apesar de ser chamada “doce”, a verdade é que este tipo de batata é realmente muito mais interessante do ponto de vista nutricional.
Contudo, é de salientar que existe a ideia errada de que a batata doce é menos calórica do que a branca, quando na verdade, caloricamente falando, as duas são muito semelhantes.
Assim sendo, há espaço para as duas na dieta, visto que ambas são boas fontes de hidratos de carbono e de nutrientes e devem ser incluídas no contexto de uma alimentação saudável e equilibrada.
Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades deste alimento e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.
Já pensou em mudar para ser mais feliz?
Mude com a Persona.
Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.