O seu carrinho está vazio!
Cerveja: faz barriga, sim ou não?
A ideia de que o consumo de cerveja faz ganhar peso foi desmistificada e inclusivamente há estudos que indicam que o consumo moderado desta bebida não só não provoca um aumento da gordura localizada como pode trazer mais benefícios do que desvantagens para a saúde.
Afinal, o conceito “barriga de cerveja” pode ser um mito urbano, não havendo qualquer prova científica de que isso seja verdade.
Comparando com outras bebidas alcoólicas, a cerveja é a melhor opção: não tem açúcar, tem um baixo grau alcoólico, tem mais de 90% de água, é uma fonte de vitaminas do complexo B e de alguns minerais, e tem efeito diurético.
O consumo regular e moderado de cerveja – um a dois copos de 35cl por dia para os homens e um para as mulheres – pode ser benéfico para a saúde contribuindo para o enriquecimento nutricional e ainda prevenir doenças de coração, osteoporose e diabetes.
Estudos mostram que a bebida pode aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade no sangue, o chamado “bom colesterol”.
Para além destes benefícios, as propriedades da cerveja podem ainda garantir ossos mais fortes devido aos altos níveis de silício, um elemento essencial para a formação dos ossos e cartilagem.
Contudo, se não é apreciador desta bebida não tem com que se preocupar: não precisa começar a beber cerveja só por causa dos seus benefícios para a saúde, na medida em que uma alimentação saudável e equilibrada e a prática regular de exercício físico produzem resultados semelhantes.
Como com qualquer outra bebida, o consumo em excesso pode ter consequências completamente opostas.
O consumo exagerado de cerveja – mais de um litro por dia – aumenta em 30% a probabilidade de doença cardíaca e pode aumentar o risco de cancro de mama nas mulheres.
De salientar que o consumo de cerveja está habitualmente associado ao consumo de alimentos altamente calóricos, como aperitivos, amendoins, batatas fritas e outros snacks, o que contribui para o aumento de peso com a consequente acumulação de gordura.
Em Portugal, o consumo interno de cerveja inverteu a quebra registada desde 2006, apresentando atualmente um crescimento de 0,2%, sendo uma das bebidas alcoólicas mais apreciadas.
Sabia que, no último ano e de acordo com Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV), cada português bebeu em média 46 litros de cerveja?
Se é apreciador de cerveja desfrute mas beba com moderação.
Sem culpa!
Mas lembre-se: não a culpe pela sua “barriguinha de cerveja”!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
2 comentários a “Cerveja: faz barriga, sim ou não?”