Clinicas Persona - Colesterol controlar niveis

O colesterol e como controlar os seus níveis


O colesterol é uma substância produzida pelo nosso corpo, sendo fundamental para a nossa saúde.

No entanto, apesar de parte dela ser produzida pelo nosso organismo, outra parte vem da nossa alimentação.

O fígado e outras células do organismo produzem cerca de 75% do total do colesterol, vindo os restantes 25% dos alimentos de origem animal que ingerimos.

De um modo geral, considera-se que existe um “bom” colesterol e um “mau” colesterol.

O HDL corresponde ao “bom” colesterol, que impede “mau” colesterol de se alojar na parede das artérias.

Desse modo, o HDL reduz o risco de enfarte do miocárdio e de acidente vascular cerebral.

Por outro lado, o LDL, o colesterol “mau”, é responsável pela circulação de gordura na corrente sanguínea e quando a sua concentração é muito elevada, existe uma grande probabilidade de entupimento das veias e artérias, aumentando assim o risco de sofrer um acidente vascular cerebral, desenvolver doenças cardíacas ou hipertensão.

Os triglicerídeos são também outra forma de gordura produzida pelo organismo.

Os seus níveis podem estar elevados em casos de excesso de peso, inatividade física, consumo de tabaco ou álcool e na presença de dietas ricas em hidratos de carbono.

De um modo geral, quem tem níveis elevados de triglicéridos apresenta também níveis elevados de colesterol e de LDL e níveis reduzidos de HDL.

Por norma, os valores médios de colesterol aumentam com a idade até ao grupo etário dos 45-54 anos, a partir do qual parecem estabilizar em valores de aproximadamente 220 mg/dl.

A percentagem de casos com colesterol de risco elevado nos portugueses com 55 ou mais anos é três vezes superior à dos jovens adultos com menos de 35 anos.

Assim, por vezes é necessário aumentar os níveis de HDL e baixar os níveis de LDL.

Embora o LDL seja produzido pelo organismo, algumas pessoas, devido a fatores hereditários, têm uma maior tendência para o produzir em grandes quantidades, sendo que o consumo de gorduras e alimentos ricos em colesterol aumenta esse risco.

Assim, o exercício físico e uma dieta equilibrada podem ser fundamentais para estabilizar os níveis, uma vez que na maioria das pessoas, os níveis elevados de colesterol devem-se a uma alimentação rica em gorduras saturadas e hidrogenadas e a um estilo de vida sedentário.

No entanto, às vezes essas alterações podem não ser suficientes, e pode ser necessário recorrer a medicação, sempre aconselhada pelo seu médico.

Tenha em atenção estas 5 dicas para o seu seu dia-a-dia, que de certeza trarão inúmeros benefícios para a sua saúde!

  • Pratique exercício físico com regularidade. Dê preferência a exercícios como a natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou bicicleta, pois são as melhores opções para diminuir o colesterol mau no sangue. Deve fazer no mínimo, 30 minutos, 3x por semana, ou todos os dias para garantir melhores resultados. Sempre que possível, procure fazer atividades ao ar livre.
  • Deixe de fumar. Assim vai diminuir a pressão sanguínea, a probabilidade de contrair doenças cardíacas e doenças pulmonares e ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
  • Diminua o consumo de álcool. As bebidas alcoólicas são ricas em calorias e pobres em nutrientes. O consumo excessivo destas bebidas contribui para o aumento de peso, um inimigo no combate colesterol.
  • Controle o seu peso. Com o peso ideal vai sentir-se melhor e a probabilidade de ter níveis elevados de colesterol mau é mais reduzida.
  • Atenção à alimentação. Existem alimentos que deve evitar ou mesmo eliminar da sua dieta, como o bacon, carnes vermelhas, gema de ovo ou refrigerantes açucarados. Por outro lado, privilegie peixes ricos em ómega 3, como o salmão e o atum, nozes, sementes de linhaça, tomate, soja e derivados, citrinos, frutos vermelhos, frutos secos, farelo de aveia, cevada, beringela, alho e cebola. De qualquer forma, é fundamental consultar o seu nutricionista, de forma a realizar um plano alimentar individualizado, adequado às suas necessidades e objetivos.

Estas pequenas mudanças no dia-a-dia podem ter uma grande influência na sua saúde.

Mas atenção… o colesterol não tem sintomas por isso recomenda-se a realização de exames laboratoriais de rotina dos níveis de colesterol para se manter saudável!

A recomendação para realização desses exames deve ser individualizada, e orientada pelo médico, sendo que pessoas com fatores de riscos associados, como hipertensão, diabetes, tabagismo ou que apresentam história familiar de colesterol elevado, necessitam de um cuidado maior e devem realizar esses exames anualmente.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.