O seu carrinho está vazio!
COVID-19: Como manter a forma em situação de isolamento social
Fase à evolução da pandemia provocada pelo novo coronavírus, torna-se fundamental seguir as recomendações e permanecer em casa em isolamento social profilático, de forma a evitar a propagação deste vírus.
Assim, torna-se difícil decidir de que maneira vai passar o tempo, mas o que não deve mesmo fazer é parar e ficar o dia todo sentado ou deitado.
Neste contexto, sem nos darmos conta, corremos o risco de reduzir substancialmente a nossa atividade física e/ou aumentar o nosso comportamento sedentário.
E, é claro, que isto pode ser prejudicial para a nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Como tal, mesmo que esteja em isolamento social, não há desculpas para parar de fazer atividade física. Mesmo que prefira exercícios mais leves, há sempre alternativas para que não se torne sedentário.
Sendo assim, algumas recomendações são fundamentais (se estiver sem sintomas e sem diagnóstico de doença aguda) para se manter ativo enquanto permanece no seu domicílio.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todos os adultos saudáveis realizem pelo menos 30 minutos diários de atividade física de intensidade moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.
Se não tem nenhum tipo de aparelho procure dicas e aulas de grupo online, ou faça circuitos de treino de forma a fazer exercício físico dentro de casa.
No que diz respeito à força muscular e equilíbrio, pode realizar alguns exercícios com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo.
Para os mais novos algumas atividades lúdicas podem ser pensadas para permitir a expressão física (exemplos: jogos tradicionais como a macaca, jogo do elástico ou saltar à corda; dança; videojogos ativos; minicircuitos criativos ativos), promovendo a aptidão cardiovascular, a força muscular e o equilíbrio.
Para além disso, deve ainda seguir as seguintes recomendações:
- Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado);
- Sempre que o telemóvel tocar, levante-se e ande pela casa enquanto fala, assim como quando está a ver algo na televisão e o conteúdo é interrompido por anúncios publicitários. Opte por se levantar e andar pela casa enquanto é intervalo;
- Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que precise de o utilizar;
- Realize as suas atividades domésticas, trate do jardim/horta;
- Sempre que possível, trabalhe no computador/tablet alternando as posições de sentado e de pé;
- Não deve perder a sua rotina de sono e ficar acordado até de madrugada. Mantenha um sono regulado de forma a acordar com mais energia e vontade de realizar tarefas;
- Torne o seu comportamento sedentário em tempo de lazer mais proveitoso: ler, jogos de tabuleiro, puzzles e jogos de cartas, são sempre atividades com estímulo cognitivo importante.
Com todas estas medidas vai evitar aumento de peso e alteração da sua forma física.
Esperamos que esta situação não se prolongue por muito mais tempo e que possamos retomar a nossa atividade nas Clínicas Persona com toda a segurança, de forma a continuar a ajudar os nossos clientes a se sentirem em forma e bem com o seu corpo.
Até breve!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.