O seu carrinho está vazio!
Cozinhar com o coração
Uma das desculpas muitas vezes dada pelas pessoas que não conseguem manter uma alimentação saudável é: “Não tenho muito tempo para cozinhar!”.
No entanto, é possível fazer refeições rápidas e saudáveis, seguindo alguns truques simples, até porque, uma cozinha saudável não significa consumir apenas alimentos cozidos ou grelhados.
Métodos de confeção como estufar, assar ou saltear são excelentes alternativas.
O truque é utilizar pouca gordura, limitar o sal e usar e abusar das ervas aromáticas, condimentos e marinadas.
- Retire toda a gordura visível e peles das carnes e do peixe. Na hora da confeção, opte por cozer em água ou a vapor, assar e/ou grelhar. Para saltear, utilize uma frigideira antiaderente ou coloque um pouco de azeite ou óleo de coco. Frite o mínimo de vezes possível e quando o fizer utilize sempre uma gordura apropriada e, de preferência, não reaproveite essa mesma gordura.
- Comece por mudar as proporções dos alimentos que coloca no prato. Normalmente, as fontes de proteína como as carnes e o peixe costumam ser a fonte principal, no entanto, devem deixar de ser a principal atração. Ocupe, logo à partida, metade do prato com uma variedade colorida de vegetais que podem ser crus ou cozinhados de diferentes formas. Assim, ajuda a aumentar a ingestão de fibras e a garantir que consome pelo menos cinco porções de vegetais. De seguida, sirva-se dos cereais e derivados como o arroz, a massa ou as leguminosas e por fim, o peixe, a carne ou os ovos.
- Aproveite para confecionar comida a dobrar. Isto vai ajudar a poupar tempo. Isto é, se for saltear ou cozer legumes, é muito fácil cozinhar uma maior quantidade de uma só vez. E se for cozinhar arroz ou massa, também é fácil duplicar a dose. Assim, pode sempre guardar para ter refeições já prontas para aqueles dias que não tem tanto tempo.
- Substitua alimentos menos saudáveis por outros mais saudáveis. Dê preferência ao arroz e massa integral. Utilize iogurte natural, leite magro, queijos com pouca gordura (por exemplo: babybel light), em vez de natas, leite condensado e queijos gordos. No caso de querer fazer uma receita, tente substituir a típica farinha de trigo por farinhas mais saudáveis, como por exemplo, farinha integral, de aveia, de espelta, entre outras.
- Use e abuse dos condimentos. Em vez de sal, que é um dos piores inimigos dos nossos pratos, experimente condimentar com ervas aromáticas. Por exemplo, pode temperar o peixe com gengibre e as carnes com manjericão e pimentão doce. Na hora da confeção, o alho e a cebola, tipicamente utilizados nos nossos refogados, já acrescentam sabor, assim como nutrientes, que promovem a boa saúde.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.