O seu carrinho está vazio!
A Criolipólise: sim ou não?
Nos dias de hoje são inúmeros os diferentes tratamentos ou programas para eliminar ou reduzir a gordura localizada.
As técnicas existentes têm diversos propósitos e atuam sobre o tecido adiposo de formas diferentes sendo umas mais seguras clinicamente que outras.
Hoje vamos falar um pouco da criolipólise.
Pela decomposição da palavra conseguimos perceber como atua.
“Crio” significa “frio”, “lipo” é sinónimo de “gordura” e “lise” é rompimento/quebra, ou seja, a criolipólise não é mais do que o rompimento das células de gordura (adipócitos) através do frio.
Foi em Harvard, nos USA, que os primeiros estudos, em 2010, vieram demonstrar a viabilidade do procedimento para uso em seres humanos.
O procedimento
O procedimento consiste em manter, durante um determinado espaço de tempo, a temperatura da gordura subcutânea a valores que variam entre os +5ºC e os -10ªC.
Para tal é usada uma técnica que, por aspiração, promove a formação de uma prega cutânea relevante na área que desejamos tratar, sendo essa zona posteriormente submetida à temperatura desejada.
Este procedimento pode ser realizado no abdómen, flancos, costas, coxas, nádegas e braços e tem aproximadamente a duração de 45 minutos por zona a tratar, podendo ser realizadas até 4 zonas no mesmo dia.
As baixas temperaturas que se atingem afetam de forma significativa as células de gordura, causando a sua morte celular e posterior absorção e eliminação, não existindo comprometimento hepático no processo; Contudo a obtenção de resultados satisfatórios depende também de fatores comportamentais do paciente, ou seja, após o procedimento é desejável a realização de atividade física diária e o cumprimento de um programa alimentar com muito pouca ou nenhuma ingestão de gordura.
Correndo tudo pelo melhor, e em caso de necessidade, o procedimento pode ser repetido passados 3 meses.
O tratamento não é completamente indolor.
Inicialmente é referida uma sensação de calor e depois de frio intenso passível de causar algum desconforto, sendo por vezes aplicado em creme um analgésico local para diminuir o incómodo.
É muito importante o terapeuta que executa o procedimento estar atento a sinais de desconforto relevantes, pois o risco de formação de queimadoras pelo frio, apesar de pequeno, existe.
Os resultados
Os resultados da criolipólise, em média, fazem-se notar, 1 a 2 meses após o procedimento podendo levar a uma redução de 20 a 30% da gordura subcutânea da zona intervencionada.
É também importante mencionarmos que a criolipólise, à semelhança de outros tratamentos de lipoaspiração não-invasiva não deve ser executada quando existe excesso de peso relevante ou mesmo obesidade.
Nesses casos é sempre necessária a redução de peso inicial antes de se sujeitar ao procedimento.
Marque já a sua Consulta de Nutrição! Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.