O seu carrinho está vazio!

Diástase na gravidez
O aumento do volume abdominal devido ao crescimento da barriga, assim como as alterações hormonais e o aumento do peso, levam a que os músculos abdominais se afastem, o que é considerado normal e denomina-se diástase abdominal.
Além disso, esta alteração anatómica é também uma espécie de mecanismo de defesa, que permite que os músculos acompanhem o crescimento do bebé no útero e não “rasguem”.
Na maioria dos casos, desaparece cerca de oito semanas após o nascimento do bebé sem que seja necessária qualquer medida.
Contudo, existem casos em que o afastamento dos músculos é de 3 ou 4 dedos e não diminui com o passar do tempo.
A probabilidade disso acontecer aumenta tendo mais do que um filho especialmente com pouca diferença de idades, assim como engravidar após os 35 anos, gravidez de gémeos ou de bebés mais pesados.
Consequências mais comuns:
- dores de costas, sobretudo na região lombar, por falta de suporte muscular;
- obstipação;
- perdas involuntárias de urina;
- dificuldade em respirar;
- dificuldade em mover-se normalmente.
Como tratar?
A prática de exercício físico é uma grande ajuda no tratamento mas deve ser realizada com supervisão de um fisioterapeuta.
Podem também ser efetuados tratamentos de eletroestimulação para fortalecimento da musculatura abdominal.
A cirurgia é o último recurso quando o afastamento é maior que 5 cm e os exercícios não foram eficazes para corrigir a situação.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.