O seu carrinho está vazio!
Diferentes tipos de sal
O sal culinário, quando usado com moderação, nas suas diferentes formas e feitios, é um ingrediente que enriquece os sabores naturais presentes nos alimentos e os faz vibrar no nosso palato.
Muitas pessoas, erradamente, pensam que o sal é todo igual, idêntico ao que estão acostumadas a utilizar, ou seja, o típico sal branco refinado à base de cloreto de sódio.
Mas existem vários tipos de sais diferentes com cores, texturas e sabores distintos que podemos utilizar no nosso dia-a-dia, com características interessantes quer do ponto de vista nutricional, mas principalmente do ponto vista culinário.
Deixamos aqui alguns exemplos:
- Sal refinado: é o mais usado pela população em geral, possui cristais finos de cor branca e com elevados teores de sódio, sendo muitas vezes iodado, o que é interessante para populações que vivam longe do mar, pela falta de iodo na sua dieta habitual;
- Sal grosso: possui cristais maiores, é menos refinado, mas tem composição similar ao sal de cozinha e é muito usado tempero de carnes.
- Flor de Sal: é o sal que se encontra nas primeiras camadas após evaporação de água do mar. É mais puro e tem menor concentração de sódio quando comparado com o refinado e grosso, sendo também mais caro.
- Sal rosa dos Himalaias: é extraído da cordilheira dos Himalaias, e a sua cor rosa é devida à presença de minerais como o cálcio, magnésio, potássio e ferro. É mais saudável e puro, mas raro e muito caro. Usado em pratos gourmet e em restaurantes conceituados.
- Sal negro: originário da Índia, não refinado, com coloração cinza rosada, dado a sua origem vulcânica, e pela presença de compostos de enxofre. Tem textura crocante e é facilmente solúvel. Muito usado na culinária vegetariana para molhos, saladas e massas.
- Sal líquido: como o próprio nome indica é sal diluído em água mineral em concentrações pequenas. Habitualmente é embalado em frascos com spray, para fácil difusão em saladas por exemplo. Possui sabor suave e salga menos que o sal refinado.
- Sal aromático: não é mais do que a mistura de sal com ervas aromáticas, especiarias ou alho para realçar o sabor do mesmo e dar um gosto próprio às preparações culinárias
- Sal diet ou light: é um tipo de sal com concentração mais reduzida em cloreto de sódio. Habitualmente é composto em 50% por cloreto de sódio e 50% em cloreto de potássio, sendo uma opção ajustada para quem tem hipertensão arterial ou tendência para a retenção de líquidos, mas também deve ser usado com moderação, pois a presença de potássio em excesso é prejudicial, em especial para quem possa ter problemas renais ou cardiovasculares.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.