O seu carrinho está vazio!
Dormir ajuda a emagrecer?
A relação entre o sono e o emagrecimento tem sido alvo de análise e estudos recentes e indicam mesmo que as pessoas que dormem menos de seis horas apresentam tendencialmente um índice de massa corporal superior às que dormem entre sete a oito horas.
Isso deve-se a um desequilíbrio entre duas hormonas: a grelina e a leptina.
A leptina, hormona capaz de controlar a sensação de saciedade, também é produzida durante o sono, pelo que as pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina.
Resultado: para compensar, o corpo sente necessidade de ingerir uma maior quantidade de alimentos.
Investigadores confirmam também que, quando se dorme pouco, a produção de hormonas como a hormona do crescimento, insulina e cortisol, também ficam alteradas, existindo assim uma maior tendência para acumulação de gordura e um menor desempenho físico.
Para a maioria das pessoas, sete a oito horas de sono é o ideal.
Existem no entanto variações individuais menos frequentes e pessoas que se sentem bem apenas com cinco a seis horas de sono e ainda outras que necessitam de dez horas bem dormidas.
Confirma as hormonas envolvidas e o que uma boa noite de sono pode fazer por si:
Leptina
- Se dormiu bem: ajuda a reconhecer que o corpo está regulado;
- Se dormiu mal: diminui bastante a sensação de saciedade e vai acordar com mais fome.
Grelina
- Se dormiu bem: vai acordar com o natural apetite;
- Se dormiu mal: aumenta a vontade natural de comer em 20%.
Cortisol
- Se dormiu bem: regula o apetite;
- Se dormiu mal: aumenta o apetite e potencia a acumulação de gordura.
Hormona do crescimento
- Se dormiu bem: diminui a gordura corporal;
- Se dormiu mal: transforma as calorias em gordura.
Se está provado que dormir pouco engorda, será que dormir muito emagrece?
A resposta é NÃO!
Um estudo levado a cabo por uma universidade canadiana constatou que quem dorme demasiado tem também maior probabilidade de ganhar uns quilinhos extra.
Este estudo provou ainda que quem dormia muito tinha mais 35% de tendência a engordar comparativamente aos indivíduos que não ultrapassavam as oito horas de sono.
Já as pessoas que sofriam de insónias e deambulavam durante a noite, a probabilidade de virem a ter uns quilos a mais era de 60% em relação às que dormiam cerca de sete a oito horas por dia.
É claro que, se dorme bem mas tem uma alimentação altamente calórica associada ao sedentarismo, certamente irá ganhar peso.
O nosso organismo precisa de equilíbrio e ele só é alcançado com o descanso noturno adequando associado a uma alimentação saudável.
Aconselha-se assim que tente equilibrar os horários do sono, procurando deitar-se e levantar-se todos os dias à mesma hora, de forma a adaptar o corpo e o apetite em função das suas necessidades calóricas diárias.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.