Clinicas Persona - Erros fatais - Perda de peso

4 erros fatais na perda de peso


Perder peso é um processo complexo e, por vezes, mesmo que a intenção seja a melhor, pode estar a cometer pequenos erros que vão boicotar o emagrecimento.

Conheça os erros mais comuns e a melhor forma de os contornar.

Não ter motivação

Deve encarar a perda de peso como um desafio e não como como um processo penoso.

É verdade que nem sempre comemos apenas para saciar a fome e, por isso, muitas vezes a ingestão de alimentos é feita simplesmente para compensar sentimentos negativos ou para obter prazer imediato, como recompensa.

O problema é que esta solução é apenas um alívio e, ao não resolver a questão, ainda vai fazer sentir-se pior depois.

É importante estar focado e traçar objetivos realistas.

Não queira resultados demasiados rápidos, o que só vai fazer com que sinta frustração e desista.

A mudança tem de ser sustentada no tempo e só vale a pena emagrecer se for para não voltar a engordar.

O importante não é fazer uma “dieta” num período de tempo específico, mas sim ganhar novos hábitos e reeducar-se do ponto de vista alimentar.

Só assim vai conseguir manter os resultados a longo prazo, com ganho de saúde e qualidade de vida.

Restringir demasiado a alimentação

É um erro pensar que para perder peso vai ter de passar fome.

É verdade que a ingestão calórica tem de ser controlada, mas restringir demasiado a alimentação ou saltar refeições não é solução.

Ao entrar num défice calórico extremo é natural que até consiga perder algum peso numa fase inicial, mas o nosso organismo tem mecanismos compensatórios e, ao fazê-lo, o metabolismo vai abrandar.

Além disso, dietas radicais podem comprometer a manutenção da massa magra e o peso perdido acaba por se dever maioritariamente a água e massa muscular, ao invés de massa gorda.

É importante variar a alimentação para não cair em monotonias e fazer 5 a 6 refeições por dia, garantindo que não está sem comer por um período superior a 3 horas.

Se o fizer, além de pouco saudável, irá chegar à refeição seguinte com demasiado apetite e as escolhas alimentares não serão certamente as mais corretas.

Focar no vilão errado

Quando se pensa em perder peso, para a maioria das pessoas, o que ocorre é cortar de imediato nas gorduras e nos hidratos de carbono.

A verdade é que todos os nutrientes são importantes e necessários, desde que nas quantidades corretas.

Gorduras saudáveis (como o azeite, frutos secos e abacate) podem e devem estar presentes num plano de emagrecimento, fornecendo ácidos gordos essenciais (como ómega 3 e ómega 6) que são fundamentais ao bom funcionamento do organismo, contribuindo para a manutenção dos níveis de colesterol saudáveis, sendo ao mesmo tempo altamente saciantes.

De igual modo, os hidratos de carbono também não precisam ser abolidos, mas sim ingeridos na quantidade certa para o seu caso concreto e objetivo em particular.

Privilegie os hidratos de carbono complexos, de absorção lenta (presentes nas massas e arroz integrais, batata doce, pão de cereais e leguminosas) que são mais saciantes e possuem um índice glicémico mais baixo, fornecendo assim energia de uma forma gradual.

Sem o devido acompanhamento profissional, a restrição prolongada de hidratos de carbono pode ter implicações a nível renal e contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e ácido úrico, o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Não ter acompanhamento profissional

A verdade é que todos somos diferentes, com metabolismos e necessidades energéticas diferentes, pelo que, o que resultou com a sua amiga pode não resultar consigo.

Cada caso é um caso e a alimentação tem de ser adaptada à sua situação específica.

Não há duas pessoais iguais, da mesma forma que não podem haver duas “dietas” iguais.

Procure ajuda profissional: para saber qual a abordagem nutricional mais indicada ao seu caso e garantir um emagrecimento saudável e duradouro, fale com um nutricionista.

Apenas ele poderá elaborar um plano alimentar personalizado e adaptado às suas necessidades específicas, o que lhe vai permitir efetuar uma reeducação alimentar e comportamental adequada, fundamentais para que atinja o seu objetivo com toda a garantia de sucesso.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.