O seu carrinho está vazio!
Espinafres: benefícios e em que situações não deve ser consumido
Os espinafres são muitas vezes chamados de super-alimento, pois são uma hortaliça com enorme valor fisiológico e nutritivo e de muito baixo valor calórico.
Largamente usados por várias culturas ao longo da história, em especial na bacia do mediterrâneo e nas cozinhas do médio oriente e sudeste asiático, a sua versatilidade culinária, podendo ser ingeridos em cru ou cozinhados, facilidade de preparação e baixo custo, fazem deles ingrediente de vários pratos distintos.
Vários estudos científicos apontam para possíveis benefícios do seu consumo, em especial no:
- controle níveis de glicemia em pessoas com diabetes;
- na redução do risco de cancro;
- na melhoria da saúde óssea;
- bem como no fornecimento de várias vitaminas e minerais com inúmeros efeitos benéficos.
Os espinafres contêm 93% de água, alguma proteína e hidratos de carbono e quantidade irrisória de gordura, sendo que, 100 gr de produto têm apenas 20 Kcal.
Além de clorofila também contêm quercitina (fitoquímico com propriedades antioxidantes), vitamina K, magnésio, ferro e cálcio inorgânicos.
É difícil para o nosso organismo absorver de forma ótima o ferro de origem vegetal, por isso o consumo de espinafres deve ser concomitante com alimentos ricos em vitamina C.
Da mesma forma, e apesar de conter quantidades apreciáveis de cálcio, este é mais dificilmente absorvido quando comparado com a cálcio presente nos produtos lácteos.
Isto deve-se à elevada presença de oxalatos nos espinafres, que ao formarem ligações químicas fortes com este (oxalatos de cálcio) tornam difícil o seu aproveitamento por parte do nosso organismo.
Dada a sua elevada concentração em vitamina K, o seu consumo deve ser vigiado e devidamente ponderado se determinada pessoa estiver a realizar terapia com anti-coagulantes, como a varfina.
Quem tiver insuficiência renal também deve restringir o consumo de espinafres, devido à presença de quantidades relevantes de potássio neste.
Já o ácido oxálico também pode representar um problema para pessoas propensas a pedra nos rins e na bexiga (que se formam dos oxalatos).
Alertamos também para o facto de, à semelhança de outros hortícolas, poucos dias após a colheita os espinafres começam a perder nutrientes, pelo que devem ser consumidos o mais depressa possível após a compra, aproveitando sempre a água de cozedura para que não se perca nada do seu valor.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.