A prática regular de exercício físico é fundamental para uma boa saúde em geral e contribui para o bem-estar físico e psíquico. Também ajuda o processo de continuidade de perder peso. Se ainda não está convencido e não deu o primeiro passo para uma vida mais saudável, fique a conhecer alguns benefícios obtidos pela prática de exercício físico:
- Melhoria da função cardiovascular e respiratória;
- Redução dos fatores de risco para doença das artérias coronárias;
- Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular;
- Diminuição da incidência de cancro do cólon e diabetes tipo II;
- Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular;
- Aumento da massa óssea e prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose);
- Aumento da força muscular;
- Aumento da resistência de tendões e ligamentos;
- Aumento do metabolismo em repouso;
- Melhoria da função imunitária;
- Atraso de certos processos do envelhecimento;
- Aumento da sensação de bem-estar e de auto-estima;
- Melhoria dos estados de depressão e ansiedade.
Exercícios que fazem maravilhas por si
Por tudo isto e muito mais, está na hora de deixar o sedentarismo de lado o por esse corpo a mexer. Não precisa ser um atleta de alta competição, um exímio levantador de pesos, nem tão pouco treinar horas a fio no ginásio: há exercícios que pode fazer no conforto da sua casa e que fazem maravilhas por si.
Para obter os melhores resultados, a atividade física deve reunir os seguintes critérios:
- Periodicidade – pratique atividade física com regularidade, pelo menos três vezes por semana;
- Duração – geralmente deve durar 45 a 60 minutos, sendo que os desportos que mais contribuem para a queima de gordura são os aeróbicos (longa duração e intensidade moderada) como a caminhada/corrida e natação;
- Intensidade – deve ser escolhida de acordo com as suas possibilidades e preferências e tendo em conta que quanto maior for a intensidade maior será o gasto energético.
Seja regular para maximizar os benefícios
Além disso, não deverá esquecer os exercícios de alongamento e força muscular. A prática de exercício físico pontual e não organizado não surte o mesmo efeito que os benefícios gerados por uma atividade mais vigorosa, regular e programada, mais particularmente na libertação de endorfinas.
Vai necessitar de alguns meses de prática regular, para atingir os níveis de frequência, intensidade e duração adequados que permitam mudanças positivas significativas.
Entre outros, há exercícios que poderá fazer em casa, sem recurso a qualquer tipo de equipamento e sem despender muito tempo: flexões, abdominais, agachamentos, extensão de costas e saltar sem sair do lugar. Precisa apenas de ter boa vontade e dentro de pouco tempo os resultados falarão por si.
Em suma, se pretende ter uma vida saudável, seja mais ativo: vá a pé para o local de trabalho, utilize as escadas em vez do elevador, passeie com o cão, ande de bicicleta, ou realize qualquer outra atividade física que seja do seu agrado. Deixe o sofá e a televisão e dê uma nova dimensão à sua vida, seja feliz.
2 Comments
Comments are closed.
Bom dia. Boas dicas e eu até tento mas depois desmotivo porque demoro a ver resultados a fazer exercício e depois acabo por parar. Mas é sempre bom ler estes artigos!
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem… e sinceridade!
Se desejar emagrecer e pudermos ajudar de alguma forma, não hesite em contactar-nos.
Cumprimentos