O seu carrinho está vazio!
Porque é que a maioria das mulheres tem Fibro Edema Gelóide e a maioria dos homens não?
Fibro Edema Gelóide (FEG), vulgarmente conhecida como “celulite” traduz alteração do relevo cutâneo que afeta 80% – 90% da população feminina após a puberdade.
Envolve alterações na derme e na microcirculação e modificações morfológicas, histoquímicas, bioquímicas e estruturais nos adipócitos.
Autores referem esta condição como um estado fisiológico das mulheres, que serve para garantir a disponibilidade de calorias para a gestação e lactação.
Clinicamente, FEG apresenta-se na forma de nódulos com extensão e localização variadas e um espessamento não inflamatório das camadas subepidérmicas, por vezes associado à dor.
As regiões das coxas e nádegas são as áreas mais susceptíveis, por possuírem maior número de receptores-α adrenérgicos, contudo pode localizar-se em qualquer área do corpo que contenha tecido adiposo subcutâneo.
Esta disfunção raramente é vista em homens, exceto aqueles que apresentam deficiência androgénica.
Afeta mulheres de todas as raças, todavia é mais predominante em mulheres caucasianas do que em mulheres asiáticas.
Trata-se de uma condição muito comum e muito estudada nas últimas décadas, mas a etiologia não está completamente clarificada.
Uma das teorias refere que a causa se relaciona com características diferentes na formação anatómica do tecido subcutâneo dos homens e das mulheres.
De acordo com esta teoria, a aparência do FEG em forma ondulada deve-se à herniação do tecido adiposo (“papillae adiposae”) que se expande da superfície inferior da derme até à inferface dermo-hipodermal.
Através de ultrassonografia em regiões de baixa densidade da derme, foi possível confirmar estas herniações como características anatómicas femininas.
Comparativamente com os homens e mulheres não afetadas por esta condição, as mulheres afetadas apresentam septos fibrosos muito mais finos e orientados paralelamente, o que facilita a extrusão de tecido adiposo na derme reticular, tal como verificamos na imagem abaixo.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.