O seu carrinho está vazio!
Figos
Sabia que?
- Os figos são altamente nutritivos e energéticos?
- Cerca de 20% do seu peso são hidratos de carbono, dos quais uma boa parte são fibras e a restante frutose?
- Em 100 gramas de fruto encontramos aproximadamente 3 gramas de fibras alimentares, daí os figos serem considerados dos frutos mais laxantes e, em particular, quando consumidos secos?
- Cada figo fornece as quantidades certas de nutrientes muito importantes, como o magnésio, manganês, cálcio, cobre, potássio, vitamina K e vitamina B6?
- De entre os vários benefícios do consumo de figos, quando consumidos com moderação, destaca-se a sua ação sobre o controle de peso, pois a sua elevada riqueza em fibras proporciona aumento da saciedade e melhor funcionamento intestinal?
- Os figos também ajudam no controle da tensão arterial elevada? Dada a sua composição nutricional rica em potássio, ajudam no equilíbrio eletrolítico;
- Outros estudos científicos mostram também que o consumo deste fruto é interessante para fortalecimento ósseo, pois apresentam níveis relevantes de cálcio e potássio?
- Não devemos comer demasiados figos ou em dias consecutivos, pois esse consumo pode levar a diarreias indesejáveis?
- Além disso não podemos esquecer que os figos e, em particular, os figos secos, pelo seu teor elevado em açúcares naturais, podem potenciar o aparecimento de cáries dentárias?
- Outro factor a ter em atenção, apesar de raro, são as reações alérgicas ao seu consumo ou a alguns compostos químicos que fazem parte da sua composição?
Um pouco de história:
Os figos, mencionados na bíblia como sinal de paz e prosperidade, são um fruto característico de climas quentes e secos, pensando-se serem nativos da Ásia Ocidental e do Egipto, mas com grande capacidade de adaptação a climas temperados, daí estarem, nos dias de hoje, disseminados por todo o mundo ao ponto de existirem cerca de mil espécies diferentes, com cores que vão desde o vermelho vivo, ao amarelo, passando pelo púrpura e verde, cada um deles com sabor único e distintivo.
Colheita / Conservação:
Nas nossas latitudes, a altura de colheita dos mesmos, quando atingem o seu maior ponto de maturidade, é no final do verão, início do Outono, sendo o fruto característico desta época do ano.
Os figos são altamente perecíveis pelo que, após a colheita e se não forem consumidos nos dias seguintes, devem ser refrigerados.
Dada esta característica é comum serem desidratas e secos de modo a aumentar o seu tempo de conservação.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.