O seu carrinho está vazio!
Fome emocional: uma jornada rumo ao bem-estar alimentar
O nosso bem-estar geral depende muito das nossas escolhas e experiências alimentares conscientes.
Hoje em dia, sabemos que é possível mudarmos a relação com o nosso próprio corpo e com a nossa alimentação, tornando-a mais saudável e prazerosa.
Para isso, é fundamental trabalharmos a vertente emocional que, muitas vezes, falseia a sensação de fome.
Ao atendermos apenas à fome fisiológica, subvalorizando a fome emocional, iremos assistir, consequentemente, a uma melhoria significativa da relação com o nosso próprio corpo que, mais tarde, nos proporcionará um bem-estar geral.
A abordagem deste tema da fome tem então como objetivo primordial o alcançar de uma relação mais saudável com os alimentos. Para isso, é fundamental atendermos apenas aos sinais físicos que o nosso corpo emite quando sentimos efetivamente fome, e dar-lhes resposta, comendo.
Vários estudos revelam que o nosso cérebro demora cerca de 20 minutos a registar a sensação de saciedade, daí ser fundamental, em qualquer refeição, desacelerarmos o ritmo com que comemos, para que o cérebro processe essa informação calmamente e emita ao corpo a sensação de estarmos já satisfeitos.
O desconhecimento dos diferentes tipos de fome que podemos sentir
Esta questão da fome é um assunto reportado por uma grande percentagem dos nossos clientes, assim que procura a nossa ajuda profissional, pela primeira vez.
Muitas vezes, em contexto clínico, é feita a abordagem científica do tema e são trabalhadas um conjunto de estratégias, consoante o caso em questão, que permitem ao cliente ir reconhecendo e distinguindo os sinais físicos e emocionais por detrás da sensação de fome sentida.
Na maior parte dos casos, existe um desconhecimento, e consequente dificuldade, em identificar os diferentes tipos de fome que podemos sentir.
No decorrer do processo clínico, esta questão é trabalhada e o cliente aprende a identificar os sinais de fome, controlá-la e este é o ponto de partida para o seu bem-estar geral.
De salientar que a fome emocional representa um fator imperioso a ser trabalhado em contexto clínico, sendo que, o mesmo, está diretamente relacionado com o sucesso do programa de intervenção nas Clínicas Persona.
Visite-nos! Queremos que a mudança que ambiciona comece aqui, connosco!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.