Clinicas Persona - Alimentos da epoca

Qual a importância do consumo de frutas e legumes da época?


Nos dias de hoje, todos sabemos da importância de cuidarmos bem da nossa saúde, não só para que possamos ter o melhor rendimento possível no trabalho, mas também para que possamos usufruir ao máximo da nossa qualidade de vida.

A alimentação, desempenha um papel fundamental na manutenção dessa boa forma física, e nada melhor que comer alimentos da estação para obter a melhor qualidade no que ingerimos.

A mãe natureza não faz nada ao acaso: a época de cada alimento está também associada às necessidades do nosso organismo.

Na Primavera e no Verão aparecem frutas com maior teor em água para ajudar na hidratação, no Outono é a época dos frutos mais energéticos (como é o caso da castanha e da noz) que ajudam o organismo a preparar-se para o frio; já no Inverno surgem frutas e legumes ricos em vitamina C, como é o caso dos citrinos, para combater gripes e constipações.

Os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros.

Isso acontece porque quando são cultivados no seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que estão plantados.

Com as técnicas modernas de agricultura na nossa sociedade, habituámos-mos a ter à nossa disposição praticamente qualquer fruta ou legume que desejarmos, em qualquer altura do ano.

Estes alimentos costumam ser cultivados em estufas e isso, juntamente com o uso de agrotóxicos, reduz o valor nutricional desses produtos e deixam os sabores mais fracos.

Os alimentos que crescem em estufas não são tão ricos em vitaminas e nutrientes como os da estação, pois contêm em maior número substâncias nocivas à saúde como pesticidas e fungicidas.

Apresentam uma maior acidez e, consequentemente, sabores mais amargos.

As frutas importadas passam muito tempo em transportes, o que diminui a sua riqueza nutricional. Já as frutas e os legumes da época são mais saborosos, pois têm os ciclos respeitados, o que faz também com que sejam mais nutritivas.

Cada estação do ano possui uma incidência diferente de luz e calor, o que explica as mudanças que notamos ao longo dos meses.

Essas variações climáticas interferem no ciclo natural de vida dos vegetais, fazendo com que diferentes espécies amadureçam em épocas diversas.

Ao optarmos por consumir alimentos da estação, colhemos uma série de vantagens:

  • Alimentos mais saborosos: por serem colhidas no momento certo, os alimentos têm a chance de amadurecer naturalmente logo, são muito mais saborosas.
  • Alimentos mais saudáveis: com uma colheita que obedeça ao clico natural dos alimentos, torna-se menor a utilização de pesticidas e aditivos químicos, o que garante uma melhoria efetiva nas propriedades e benefícios dos alimentos.
  • Alimentos mais baratos: como não necessita de manipulações químicas e humanas para o seu desenvolvimento, é natural que o custo final seja significativamente menor, quando comparado com o de frutas produzidas fora de época. Para além de que não tem qualquer tipo de gastos com a importação (combustíveis, transportes…), o que origina grande impacto nos preços.

Um conselho das Clínicas Persona

Aproveite o que de bom a Natureza nos dá!

Tem imensas razões para consumir frutas e legumes da época.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.