O seu carrinho está vazio!
A importância das cores numa refeição
Já reparou que normalmente as pessoas se sentem mais atraídas por pratos mais coloridos, mesmo que tenham ingredientes que não gostam ou que nunca tenham provado?
A variedade de cores num prato deixa-nos naturalmente mais atraídos pela refeição, principalmente para as crianças, além de ajudar a abrir o apetite.
Mas não é apenas por isso que quem segue uma alimentação saudável está sempre com pratos cheios de cores variadas.
Para além disso, a grande variedade de cores no seu prato também tem um significado muito importante para sua saúde: ela também revela o alto valor nutricional da refeição.
Assim, quanto mais colorida for a refeição, mais nutrientes importantes ao organismo ela tem.
Dependendo do que há num prato, podemos nos sentir felizes, animados, equilibrados, calmos, etc.
É por isso que uma das dicas mais importantes para quem quer começar a alimentar-se melhor é a de evitar pratos que tenham sempre uma única cor, uma vez que se seguir uma alimentação monocromática, só vai absorver um nutriente em específico e acabar com deficiência de outros tantos, que são importantes para o bom funcionamento do organismo.
A psicologia das cores é muito importante para aprendermos, para além da nossa saúde física, sobre as relações de bem-estar que travamos com os alimentos.
As cores dos alimentos
Por isso, veja quais são as cores responsáveis por cada nutriente para que possa escolher as cores do seu prato, não só pelo valor nutricional, mas também pelo emocional.
- Laranja: os alimentos laranja (como o mamão, laranja, cenoura, caju, abóbora, pêssego, tangerina, etc) são ricos em vitamina C, antioxidantes, melhoram a visão e combatem os radicais livres, além de possuírem betacaroteno, que participa na produção de colagénio e melhora a pele, cabelo e unhas. O laranja é uma boa opção para abrir o apetite, para além de aumentar a autoestima e melhorar a timidez, pois transmite coragem e bem-estar. É uma cor boa para a depressão, além de promover a dilatação dos brônquios, para quem tem problemas respiratórios.
- Amarelo: esta cor estimula as faculdades mentais, como a inteligência e a criatividade. Alimentos amarelos (como o pimentão amarelo, batata, milho, gema de ovo, queijos e frutas, como abacaxi e maracujá) transmitem alegria e vitalidade e ajudam no bom humor. Eles também são ricos em vitamina C e betacaroteno e ajudam no fortalecimento dos ossos.
- Castanho: os alimentos de coloração em tons pasteis e castanhos (como as nozes, feijão, grão de bico, cereais integrais, soja) além de serem fontes de carboidratos, fibras e vitaminas, estes alimentos ajudam a evitar problemas no intestino. Além disso, são bons aliados de quem quer perder peso porque aumentam a sensação de saciedade.
- Verde: o verde é a cor da tranquilidade, da frescura e da saúde, já que nos induz ao bom humor e à calma e traz a sensação de estabilidade e equilíbrio. Os alimentos de coloração verde (como os brócolos, couve, alface, espinafre, abacate, kiwi, quiabo e repolho), que se deve à boa quantidade de clorofila, são fonte de fósforo e ferro. Além desses dois componentes, que são excelentes para a saúde dos ossos e do sangue, respetivamente, eles também são ricos em fibras e contam com substâncias antioxidantes. Além disso, também é considerada uma cor afrodisíaca para homens.
- Vermelho: os alimentos vermelhos (como o tomate, goiaba, melancia, pimento vermelho e frutos vermelhos) são fontes de vitaminas e sais minerais e ótimos para dar vitalidade e energia. O componente que mais se destaca é o licopeno, que além de conferir o tom avermelhado da comida, faz bem ao coração, impede o envelhecimento precoce e ainda ajuda a combater a ação de células cancerígenas. Também é indicado para combater a depressão e o cansaço, acelera o metabolismo, é bom para pessoas com anemia e melhora o sistema circulatório e a tensão baixa. Para além disso, o vermelho é ainda revigorante, dá energia e ajuda na vida sexual, pois estimula o erotismo e o desejo.
- Rosa: os alimentos de cor rosa (como a lichia, manga rosa e iogurte de morango), são muito bons para estimular a afetividade e remete para lembranças da nossa infância. Ela faz-nos sentir mais amorosos, gentis e doces. Os alimentos rosados também são muito indicados para mulheres que queiram engravidar, pois eles energizam o sistema reprodutor feminino.
- Roxo: os alimentos roxos (como o açaí, uva, beringela, amora, beterraba, repolho roxo, alcachofra e ameixa) possuem propriedades de bem-estar e energização, pois atuam diretamente no nosso sistema nervoso, e ajudam na concentração e na consciência corporal, trazendo uma sensação de tranquilidade e sendo muito indicados para pacientes com cancro. A antocianina, que confere o pigmento arroxeado desses alimentos, tem como uma das suas principais funções combater a ação dos radicais livres e impedir o envelhecimento das células. Além disso, alimentos roxos também contam com o ácido elágico, antioxidante que faz bem para a pele e ainda ajuda a diminuir processos inflamatórios.
- Branco: os alimentos brancos (como o melão, banana, couve-flor, arroz, feijão branco e leite) conferem uma sensação de paz, leveza e tranquilidade, e são tradicionalmente ricos em energia ou em proteínas e cálcio. Assim, por terem uma boa quantidade de cálcio e potássio, os alimentos de cor branca são fundamentais para manter a saúde dos ossos em dia e impedir o surgimento de doenças como a osteoporose, por exemplo. Para além disso, também trazem benefícios para o sistema nervoso, cardiovascular e atuam na prevenção da diabetes.
Assim, todas as cores ingeridas de forma equilibrada irão contribuir para a melhoria da sua saúde física e mental.
Montar um prato colorido é simples e divertido, e é uma ótima maneira de garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva, principalmente para as crianças.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.