massa muscular - manutenção do peso

A importância da massa muscular na manutenção do peso corporal


Fisiologicamente e ao contrário do que pensam a maioria dos portugueses, quando perdemos peso não estamos somente a perder massa gorda, aliás, a quantidade de massa magra perdida por cada kg de peso corporal é superior à de massa gorda.

Sempre que uma pessoa inicia um programa de perda de peso existe, invariavelmente, uma perda de massa muscular e água que pode e deve ser acautelada.

As oscilações de peso frequentes, o chamado “efeito io-io”, são assim, muito prejudiciais à nossa saúde, pois um indivíduo com estilo de vida predominantemente sedentário, ao aumentar de peso, está a aumentar também o ganho de massa gorda corporal, ou seja, pode até voltar ao peso original que tinha quando iniciou a “dieta”, mas certamente terá tido um aumento da percentagem de massa gorda e consequente redução da percentagem de massa magra, pelo que, apesar de pesar o mesmo, certamente terá maior volume corporal e maior deposição de gordura abdominal e subcutânea.

A célula muscular consome muito mais energia no seu metabolismo, quando comparada com a célula gorda (adipócito), mesmo durante os períodos de repouso, daí que as pessoas com maiores percentagens de massa muscular na sua composição corporal tenham também metabolismo basal superior e consequentemente maiores necessidades energéticas.

Logo, para manter peso estabilizado ou não voltar a engordar após redução de peso, é fundamental ter uma boa relação entre as percentagens de massa gorda e magra de acordo com a nossa idade e sexo.

Daí a importância de salvaguardarmos a perda de massa muscular com alimentação equilibrada, tendo aporte adequado em proteínas e baixa em gorduras e com prática regular, preferencialmente diária, de atividade física durante processo de perda de peso.

Alguns tratamentos localizados de termoestimulação e fortalecimento muscular são também extremamente úteis neste processo, em particular, quando por motivos de saúde ou outros, não é possível a prática de atividade física.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

2 comentários a “A importância da massa muscular na manutenção do peso corporal”