Fisiologicamente e ao contrário do que pensam a maioria dos portugueses, quando perdemos peso não estamos somente a perder massa gorda, aliás, a quantidade de massa magra perdida por cada kg de peso corporal é superior à de massa gorda. Sempre que uma pessoa inicia um programa de perda de peso existe, invariavelmente, uma perda de massa muscular e água que pode e deve ser acautelada.
As oscilações de peso frequentes, o chamado “efeito io-io”, são assim, muito prejudiciais à nossa saúde, pois um indivíduo com estilo de vida predominantemente sedentário, ao aumentar de peso, está a aumentar também o ganho de massa gorda corporal, ou seja, pode até voltar ao peso original que tinha quando iniciou a “dieta”, mas certamente terá tido um aumento da percentagem de massa gorda e consequente redução da percentagem de massa magra, pelo que, apesar de pesar o mesmo, certamente terá maior volume corporal e maior deposição de gordura abdominal e subcutânea.
A célula muscular consome muito mais energia no seu metabolismo, quando comparada com a célula gorda (adipócito), mesmo durante os períodos de repouso, daí que as pessoas com maiores percentagens de massa muscular na sua composição corporal tenham também metabolismo basal superior e consequentemente maiores necessidades energéticas. Logo, para manter peso estabilizado ou não voltar a engordar após redução de peso, é fundamental ter uma boa relação entre as percentagens de massa gorda e magra de acordo com a nossa idade e sexo.
Daí a importância de salvaguardarmos a perda de massa muscular com alimentação equilibrada, tendo aporte adequado em proteínas e baixa em gorduras e com prática regular, preferencialmente diária, de actividade física durante processo de perda de peso. Alguns tratamentos localizados de termoestimulação e fortalecimento muscular são também extremamente úteis neste processo, em particular, quando por motivos de saúde ou outros, não é possível a prática de atividade física.
2 Comments
Comments are closed.
Bom dia,
Tive uma lesão que me impediu de fazer exercício durante algum tempo e sinto que perdi alguma massa muscular e aumentei a gordura acumulada na zona da barriga.
Como funcionam esses tratamentos, qual o preço e quantas sessões são necessárias?
Grato pela atenção
Olá Caro Jorge,
Agradecemos a sua mensagem e informamos que nas Clínicas Persona temos diversos tratamentos para eliminar a gordura localizada, no entanto e sendo o Método Persona totalmente personalizado, não nos é possível saber qual é o tratamento mais aconselhado para si e, por conseguinte, informar-lhe o número de sessões que deverá realizar e o respetivo valor.
Deste modo, solicitamos que contacte a Clínica Persona mais próxima da sua área de residência, a fim de agendar uma Consulta de Avaliação gratuita e sem qualquer compromisso ou, se desejar, pode aceder ao nosso site – https://clinicaspersona.com/landing-marcar-consulta/ – e marcar uma Consulta, que posteriormente entraremos em contacto consigo e esclarecemos todas as suas questões.
Se tiver mais alguma questão, não hesite em contactar-nos.
Obrigada pela preferência e fique bem.