O seu carrinho está vazio!
Ingestão de queijo e colesterol: uma relação positiva ou negativa? Descubra aqui…
Os laticínios são ricos em ácidos gordos conhecidos por interferir e aumentar os valores de colesterol.
Quando falamos de ingestão de alimentos como o queijo relacionamos que este produto, por ser um produto lácteo fermentado com alto teor de gordura, aumente as concentrações séricas de colesterol, podendo aumentar assim o risco de doenças cardiovasculares.
Contudo, um estudo recente que acompanhou durante 10 anos cerca de 120 mil homens e mulheres, não encontrou associação entre a ingestão de queijo e o risco de doença isquémica.
Existiram inclusivamente dois estudos que verificaram uma tendência inversa quanto à ingestão de queijo e o risco de enfarte do miocárdio.
E mais recentemente, algumas análises mostraram uma relação positiva entre o consumo de queijo e o ”bom” colesterol HDL .
Este estudo foi desenvolvido para comparar o efeito da ingestão de queijo com a ingestão de manteiga com o mesmo teor de gordura e com a dieta habitual.
A manteiga foi a justada para conter o mesmo conteúdo de lactose e caseína (proteína do leite) que o queijo.
Verificou-se que efetivamente o queijo não teve qualquer influencia no aumento do colesterol plasmático.
Uma possível explicação para este efeito pode prender-se com o facto de este ser um alimento com elevado teor de cálcio e mostrou-se uma maior excreção de gordura fecal quando a ingestão de cálcio foi aumentada, sobretudo quando esse cálcio é proveniente de produtos lácteos.
Após 6 semanas, o grupo que ingeriu queijo apresentou uma redução significativa do colesterol LDL, “mau” colesterol, após a ingestão de queijo comparativamente com a ingestão de manteiga, mesmo em situações em que a ingestão de queijo era maior do que a ingestão de manteiga.
Apesar do seu alto conteúdo em ácidos gordos saturados, o queijo parece assim não aumentar as concentrações plasmáticas totais e de colesterol LDL quando comparado com a ingestão equivalente de gordura da manteiga e, como referido, este efeito pode ser devido ao alto teor de cálcio do queijo, o que resulta numa maior excreção de gordura nas fezes.
Ainda assim, torna-se evidente que o restante dia alimentar deverá ser cuidado e terá também influencia nestes resultados, sendo que é sempre necessário o acompanhamento e aconselhamento por um Nutricionista.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.