Clinicas Persona - Iogurtes

Iogurte


Sabia que a dose recomendada do iogurte deve ser de 2 iogurtes/dia?

No entanto, o tipo de iogurte depende de indivíduo para indivíduo, sendo que em casos de perda de peso, por exemplo, é importante estarmos atentos ao teor de gordura e açúcar adicionado.

Continue connosco e conheça mais este alimento.

Matérias primas:

Para a produção do iogurte são utilizadas, como matérias-primas, o leite pasteurizado ou o leite pasteurizado concentrado, o leite pasteurizado parcialmente desnatado ou leite pasteurizado desnatado e nata pasteurizada.

Para além destes produtos base existem matérias facultativas como o leite em pó, o leitelho fermentado, o soro concentrado, as proteínas de soro, os açúcares ou edulcorantes, a frutas e vegetais, as sementes, o mel, o café, o chocolate e outras especiarias que podem ser utilizadas durante a produção.

Tipos de iogurtes:

Os iogurtes podem ser classificados segundo a sua composição, consistência e percentagem de matéria gorda.

Assim, podem ser naturais, açucarados e aromatizados, podem ser sólidos, líquidos ou batidos e podem ser gordo, meio gordo ou magro.

Para além destas características, hoje em dia encontramos outras variedades de iogurtes, como iogurtes com pedaços, enriquecidos em vitaminas e minerais e bicompartimentados (iogurtes com cereais ou outros alimentos para adicionar).

Características e benefícios:

Os iogurtes apresentam características que os tornam alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diariamente: têm maior digestibilidade do que o leite, devido à degradação parcial das proteínas durante o seu processo de produção, têm uma grande variedade de sabores, são práticos e podem fazer parte dos nossos snacks diários, são boa fonte de proteínas de elevado valor biológico, cálcio, fosforo e vitamina A, B2 e D.

Avaliando nutricionalmente os iogurtes, o nível do valor energético varia conforme a quantidade de gordura e de outros produtos adicionados, como cereais, compotas, mel e chocolate, que o iogurte apresenta.

Assim, os iogurtes gordos e os gregos são aqueles que apresentam um maior valor energético devido ao alto teor de gordura.

O teor proteico dos iogurtes é composto por proteínas de alto valor biológico, ou seja, contêm todos os aminoácidos essenciais e nas proporções adequadas, a proteína é de digestão mais fácil do que a do leite devido à ação proteolítica e do tratamento térmico que o iogurte sofre que promove a coagulação das proteínas.

A gordura do iogurte é maioritariamente saturada, sendo que a quantidade de gordura saturada varia conforme o iogurte, se for iogurte gordo tem uma quantidade de gordura saturada superior a 5g/100g enquanto se for um iogurte magro a quantidade desta tem que ser inferior a 1,5g/100g.

Ao nível dos hidratos de carbono, a lactose é o seu principal constituinte.

No entanto, comparativamente com o leite a sua quantidade é menor uma vez que ocorre a sua degradação durante o processo de fermentação ou pela enzima lactase que é produzida por algumas bactérias intervenientes na produção do iogurte.

Por último, as vitaminas mais comuns nos iogurtes são as vitaminas do complexo B e as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), estas últimas dependem da quantidade de gordura que o iogurte apresenta, os minerais mais comuns são o cálcio, potássio, fosforo, magnésio e zinco.

O cálcio é fundamental para a mineralização e formação óssea sendo importante em certas fases do ciclo de vida como a infância, a gravidez, a lactação e na menopausa.

O fósforo e magnésio são também importantes para a formação óssea e reparação de tecidos e o potássio na contração muscular e regulação da pressão sanguínea.

Curiosidade:

O iogurte é definido como o produto coagulado obtido por fermentação láctica devido à ação exclusiva do Lactobacillus delbrueckii subsp.

Bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite e produtos lácteos, devendo esta flora específica estar viva e abundante no produto final.

Os lacticínios fermentados constituem uma parte vital da alimentação humana em todo o Mundo.

A fermentação é um dos mais antigos processos praticados pelo Homem, pois é um processo que permite alargar o prazo de validade do leite.

E você?

Já comeu o seu iogurte hoje?

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.