O seu carrinho está vazio!
Iogurte
Sabia que a dose recomendada do iogurte deve ser de 2 iogurtes/dia?
No entanto, o tipo de iogurte depende de indivíduo para indivíduo, sendo que em casos de perda de peso, por exemplo, é importante estarmos atentos ao teor de gordura e açúcar adicionado.
Continue connosco e conheça mais este alimento.
Matérias primas:
Para a produção do iogurte são utilizadas, como matérias-primas, o leite pasteurizado ou o leite pasteurizado concentrado, o leite pasteurizado parcialmente desnatado ou leite pasteurizado desnatado e nata pasteurizada.
Para além destes produtos base existem matérias facultativas como o leite em pó, o leitelho fermentado, o soro concentrado, as proteínas de soro, os açúcares ou edulcorantes, a frutas e vegetais, as sementes, o mel, o café, o chocolate e outras especiarias que podem ser utilizadas durante a produção.
Tipos de iogurtes:
Os iogurtes podem ser classificados segundo a sua composição, consistência e percentagem de matéria gorda.
Assim, podem ser naturais, açucarados e aromatizados, podem ser sólidos, líquidos ou batidos e podem ser gordo, meio gordo ou magro.
Para além destas características, hoje em dia encontramos outras variedades de iogurtes, como iogurtes com pedaços, enriquecidos em vitaminas e minerais e bicompartimentados (iogurtes com cereais ou outros alimentos para adicionar).
Características e benefícios:
Os iogurtes apresentam características que os tornam alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diariamente: têm maior digestibilidade do que o leite, devido à degradação parcial das proteínas durante o seu processo de produção, têm uma grande variedade de sabores, são práticos e podem fazer parte dos nossos snacks diários, são boa fonte de proteínas de elevado valor biológico, cálcio, fosforo e vitamina A, B2 e D.
Avaliando nutricionalmente os iogurtes, o nível do valor energético varia conforme a quantidade de gordura e de outros produtos adicionados, como cereais, compotas, mel e chocolate, que o iogurte apresenta.
Assim, os iogurtes gordos e os gregos são aqueles que apresentam um maior valor energético devido ao alto teor de gordura.
O teor proteico dos iogurtes é composto por proteínas de alto valor biológico, ou seja, contêm todos os aminoácidos essenciais e nas proporções adequadas, a proteína é de digestão mais fácil do que a do leite devido à ação proteolítica e do tratamento térmico que o iogurte sofre que promove a coagulação das proteínas.
A gordura do iogurte é maioritariamente saturada, sendo que a quantidade de gordura saturada varia conforme o iogurte, se for iogurte gordo tem uma quantidade de gordura saturada superior a 5g/100g enquanto se for um iogurte magro a quantidade desta tem que ser inferior a 1,5g/100g.
Ao nível dos hidratos de carbono, a lactose é o seu principal constituinte.
No entanto, comparativamente com o leite a sua quantidade é menor uma vez que ocorre a sua degradação durante o processo de fermentação ou pela enzima lactase que é produzida por algumas bactérias intervenientes na produção do iogurte.
Por último, as vitaminas mais comuns nos iogurtes são as vitaminas do complexo B e as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), estas últimas dependem da quantidade de gordura que o iogurte apresenta, os minerais mais comuns são o cálcio, potássio, fosforo, magnésio e zinco.
O cálcio é fundamental para a mineralização e formação óssea sendo importante em certas fases do ciclo de vida como a infância, a gravidez, a lactação e na menopausa.
O fósforo e magnésio são também importantes para a formação óssea e reparação de tecidos e o potássio na contração muscular e regulação da pressão sanguínea.
Curiosidade:
O iogurte é definido como o produto coagulado obtido por fermentação láctica devido à ação exclusiva do Lactobacillus delbrueckii subsp.
Bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite e produtos lácteos, devendo esta flora específica estar viva e abundante no produto final.
Os lacticínios fermentados constituem uma parte vital da alimentação humana em todo o Mundo.
A fermentação é um dos mais antigos processos praticados pelo Homem, pois é um processo que permite alargar o prazo de validade do leite.
E você?
Já comeu o seu iogurte hoje?
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.