O seu carrinho está vazio!
A menopausa e as transformações no corpo. Como minimizar os efeitos?
A menopausa é uma fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, pois as hormonas femininas (estrogénio e progesterona) deixam de ser produzidas pelos ovários.
Representa o fim do período reprodutivo da mulher.
Costuma ocorrer, em média, entre os 48 e 51 anos de idade.
Inevitável e causador de uma série de incómodos, o período de mudanças no corpo da mulher gera insegurança e mexe com a feminilidade.
As transformações costumam ser acompanhadas de muitas dúvidas.
Para a maioria das mulheres que chega à menopausa, essa fase delicada de mudanças no corpo não gera apenas incertezas, mas também incómodos físicos difíceis de conviver.
Ainda que faça parte do ciclo biológico do corpo feminino, esta fase é vista como um tabu e, para algumas pessoas, representa a perda da feminilidade.
Mas com os métodos adequados e respeitando as características de cada mulher, é possível passar esta fase de forma mais cómoda.
Que alterações sofre o corpo da mulher?
As alterações no corpo da mulher que caracterizam a pré-menopausa e a menopausa acontecem devido à falta de hormonas femininas, especialmente o estrogénio.
Tudo começa no cérebro, mais especificamente no hipotálamo e na hipófise. São as regiões responsáveis por estimular os ovários a produzir os folículos (cuja função básica é gerar um óvulo).
A principal causa dos sintomas que marcam o período é a diminuição da hormona feminina, o estradiol, um tipo de estrogénio.
Esta substância é essencial para a função reprodutiva das mulheres e também responsável pela manutenção de alguns tecidos do corpo, mas também interfere no funcionamento do cérebro, do sistema cardiovascular e dos ossos.
Na primeira fase começam as alterações no período menstrual, com variações do fluxo ou do tempo entre menstruações.
Podem ocorrer sensações repentinas de calor (afrontamentos) no rosto, pescoço e peito, suores noturnos, insónias, mudanças de humor, retenção de líquidos e aumento de peso.
Na menopausa, para além destes sintomas, podem surgir problemas urinários e variações no comportamento sexual.
Como minimizar estes incómodos?
Bons hábitos de saúde são a chave para a transição tranquila – e não tem idade para isso começar.
Mesmo que a mulher tenha passado os primeiros 40 anos de vida de forma sedentária e acima do peso, é possível mudar a rotina e sentir os benefícios.
A opinião clínica é unânime: alimentação adequada, exercício físico regular e cuidado com o bem-estar emocional são muito benéficos. Manter hábitos saudáveis é extremamente importante.
Está provado cientificamente que todas as mulheres que tenham hábitos saudáveis passam com mais tranquilidade o período da menopausa, muitas vezes dispensando a terapia hormonal.
Os exercícios conseguem promover uma melhoria metabólica, o que pode amenizar os sintomas.
Durante a menopausa, os cuidados com a alimentação são essenciais para dar ao corpo o que ele precisa pois este período aumenta o risco de perda da massa magra e aumento da massa gorda.
As Clínicas Persona recomendam que nesta fase tenham uma leve restrição calórica, já que há uma redução no gasto energético, o que pode ser acentuado com o sedentarismo.
Deverão consumir cereais integrais, legumes, verduras, carnes brancas magras, oleaginosas e restringir o consumo de açúcares simples e carnes vermelhas.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.