O seu carrinho está vazio!
Nutrição, longevidade e envelhecimento
Apesar de estarmos constantemente à procura de uma fórmula mágica, de um elixir da juventude ou de super alimentos que aumentem a nossa longevidade e contribuam, por si mesmos, para uma vida saudável, sabemos hoje que, o nosso maior aliado para esse objetivo, é a adoção, desde tenra idade e durante toda a vida, de uma dieta saudável e variada que contribua para um peso saudável e para um aporte de vitaminas e minerais importantes, para aumentarmos a nossa imunidade e, por conseguinte, a nossa resistência às mais variadas doenças.
Alguns organismos internacionais, como o Centro de Controlo de doenças (CDC) nos Estados Unidos, sugere que a longevidade depende em:
- 19% dos nossos genes,
- 10% da facilidade de acesso a serviços médicos de qualidade,
- 20% de fatores ambientais como a poluição
- 51% no nosso estilo de vida.
Neste último campo, além da abstinência tabágica, estima-se que a dieta e o exercício físico são os fatores mais decisivos para a redução da mortalidade e morbilidade e para um consequente aumento da esperança de vida.
Existem teorias, como o contributo da restrição calórica para aumento da longevidade, que apesar de resultados promissores interessantes, necessitam ainda de estudos mais longos e aprofundados.
Esta teoria advoga que a ingestão de uma dieta abaixo das necessidades basais de cada organismo (menos calorias), desde que inclua todos os nutrientes importantes nas suas doses diárias recomendadas, promove aumento da longevidade e uma vida mais saudável.
Os estudos disponíveis apontam nesse sentido, contudo, na sua maioria, são elaborados em insetos e pequenos roedores, logo, é necessário estudos em primatas superiores para comprovação destas teorias.
Uma alimentação variada e nutritiva contribui assim decisivamente para a redução do risco de contrair doenças e para a manutenção do bem-estar físico.
Este bem-estar significa ter energia e vitalidade, para, mesmo na 3ª idade, o idoso ter total autonomia e controlo da sua vida.
A alimentação, sendo correta e adequada à fase da vida de cada indivíduo, é assim responsável por adicionar “vida” aos anos que vivemos, além de aumentar a nossa esperança de vida.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.