O seu carrinho está vazio!
Mas afinal o que é o a “dieta detox”?
O termo “detox” deriva do inglês detoxification (desintoxicação, em português) e o seu significado mais abrangente, está, nos dias de hoje, muito ligado a dietas de emagrecimento.
O termo, mais usualmente conhecido na expressão desintoxicação alimentar, refere-se à retirada ou diminuição significativa da ingestão de alimentos e produtos industrializados que contenham sal em excesso, cafeína, açúcares e gorduras.
Para a grande maioria das pessoas esse comportamento alimentar resulta realmente em perda de peso, ainda que esse não seja o objetivo principal.
A desintoxicação ocorre de forma natural em todos os seres vivos.
Na realidade ela faz parte do processo vital das células dos tecidos e órgãos do corpo, como os pulmões, rins, sistema imunológico, mucosa nasal, cérebro e pele.
Durante o processo, as toxinas e outros agentes nocivos, tornam-se solúveis em água para que sejam mais facilmente eliminadas através das secreções, como o suor, a urina, as lágrimas, cerúmen e outros fluidos.
A nossa capacidade de desintoxicação é influenciada por fatores pessoais como a herança genética, estado nutricional, sexo, o nível de atividade física, presença de doença ativa ou uso de certos medicamentos e outros fatores ambientais ou xenobióticos como as radiações, os poluentes atmosféricos, os aditivos alimentares, o álcool e o tabaco.
As “dietas detox” cumprem o propósito de facilitar o processo de “limpeza” que o nosso organismo faz diariamente.
A ciência vem demonstrando que de modo a tirarmos o máximo proveito dos nutrientes e, em particular, daqueles com efeito antioxidante, é fundamental adotarmos uma alimentação diversificada, equilibrada e o mais colorida possível, livre de contaminantes e alimentos industrializados.
Para este processo é também indispensável a ingestão de líquidos, em especial água.
De entre os alimentos mais importantes nestes processos e que se destacam dos demais pela presença abundante de fitoquímicos protetores, temos o repolho, a couve-portuguesa, a couve-flor, os brócolos, os nabos, os agriões, os rabanetes, a curcuma, o alho, a cebola, as frutas vermelhas, as frutas tropicais e os citrinos.
Em suma
Para que a desintoxicação seja eficaz, é essencial ingerir diariamente quantidades equilibradas de água, nutrientes e compostos bioativos ou fitoquímicos.
Depois de optar por um plano alimentar com estas características, perceberá que ele traz benefícios que vão muito além da perda de peso, como a sensação de vitalidade e energia, além de aumentar a nossa imunidade e níveis de felicidade.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.