Clinicas Persona - Obesidade

Obesidade: Diga Não a Esta Epidemia!


Clinicas Persona - Obesidade Definição e Causas da Obesidade: A obesidade não é uma doença isolada sendo de realçar que é a quantidade de tecido adiposo que define a obesidade e não o peso total, contudo, a relação entre peso e estatura (Índice Massa Corporal), para a população adulta em geral, é um indicador relativamente fidedigno para aferirmos presença de excesso de peso ou obesidade. Vários fatores contribuem para o desenvolvimento da obesidade: genética, ambiente, fisiologia e comportamentos. É ainda de salientar que os genes influenciam claramente o tamanho corporal e a distribuição de gordura corporal, e é muito provável que estejam envolvidos também no desenvolvimento da obesidade humana. No homem, é difícil separar a genética dos fatores ambientais e determinar a contribuição relativa de cada um destes fatores para o desenvolvimento da obesidade. As influências do ambiente na obesidade incluem a ingestão alimentar e a atividade física. O excesso de ingestão calórica em relação às necessidades do organismo, em termos de energia, e uma atividade física deficitária, desequilibram o balanço energético favorecendo o desenvolvimento da obesidade. A quantidade de energia que o indivíduo gasta também vai influenciar o desenvolvimento de obesidade. A atividade física aumentada está associada com menor acumulação de massa gorda. Além do défice energético que ocorre com o exercício, também ocorrem alterações metabólicas com o treino que têm impacto na utilização e armazenamento de gordura. Os indivíduos com prática regular de atividade física têm uma capacidade lipolítica aumentada comparada com as pessoas sedentárias. Um efeito benéfico e importante do exercício físico durante a perda de peso é a consequente prevenção de massa gorda livre e permitir a perda de gordura que é equivalente ou superior à perda de peso. Vários fatores fisiológicos podem também estar envolvidos no desenvolvimento da obesidade. Estes incluem metabolismo alterado do tecido adiposo, alterações hormonais e alterações nos pontos de controlo cerebrais que controlam a saciedade, particularmente no hipotálamo. Devem existir alguns sinais distorcidos que afetam o metabolismo do tecido adiposo e alteram a sua participação no fornecimento de energia, aumentando diretamente o armazenamento no tecido adiposo em vez da utilização de gordura por parte dos músculos. Contudo, foi observado que a lipoproteína lípase está aumentada na obesidade, e esta enzima pode aumentar o armazenamento de triglicéridos no tecido adiposo. Alterações hormonais que podem afetar a obesidade incluem a hiperinsulinémia e mudanças na função pituitária ou suprarrenal.   Marque já a sua Consulta de Nutrição através do seguinte link: https://clinicaspersona.com/marque-sua-consulta/

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.