O seu carrinho está vazio!
Os mais e menos adequados alimentos para a hipertensão
Tensão alta ou hipertensão arterial é uma condição de saúde causada por múltiplos fatores (genéticos, biológicos, ambientais) e caracterizada por uma pressão arterial acima de 140/90 mmHg.
No tratamento da hipertensão arterial, existe a abordagem medicamentosa, com o uso de fármacos para controlar a pressão, e a não medicamentosa, baseada em mudanças no estilo de vida, que incluem a prática de atividade física, abster-se de fumar e adotar hábitos alimentares saudáveis.
Relativamente aos hábitos alimentares, alguns alimentos são muitos bons para ajudar a controlar a hipertensão, enquanto outros devem ser evitados a todo o custo.
Alimentos que contribuem para o controle da tensão arterial:
- Frutas cítricas: Laranja, tangerina, limão e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C. Ajudam a manter a imunidade e o funcionamento regular do corpo, incluindo a pressão arterial.
- Vitamina A: Assim como a vitamina C, a vitamina A e os betacarotenos também atuam como antioxidantes. Por isso, podem ajudar a controlar ou a evitar doenças crônicas, como a hipertensão. Esta vitamina também ajuda a melhorar a circulação sanguínea. A manga, a melancia, a cenoura, a abóbora e o espinafre são alguns exemplos.
- Peixes: O atum, a sardinha e o salmão são peixes com alta concentração de ômega-3. Este nutriente ajuda na resposta inflamatória, ajudando na imunidade e no funcionamento do corpo. Além disso, o ômega-3 pode ajudar a controlar e evitar outros problemas como diabetes e problemas cardíacos.
- Nozes, castanhas, abacate e azeite: São fontes de gorduras insaturadas. Atuam como fator de proteção contra doenças cardiovasculares pois ajudam a aumentar os níveis de HDL (colesterol bom).
Alimentos a evitar:
- Alimentos processados: A maioria é pobre em nutrientes e possui um grande potencial inflamatório. Têm quantidades muito grandes de sódio, de açúcares e de gorduras. Por isso, prejudicam todo o funcionamento do corpo, incluindo a pressão arterial
- Fritos: Os fritos são ricos em gordura saturada. Por isso, podem causar o entupimento das artérias e, consequentemente, a hipertensão.
- Carne vermelha: É preciso cautela no consumo deste tipo de carnes. Assim como os fritos, o consumo de carne vermelha em excesso pode “entupir” as artérias e consequentemente provocar graves problemas de hipertensão e doenças cardiovasculares. Carnes brancas são um ótimo substituto para as carnes vermelhas.
- Sal: Embora essencial para o equilíbrio dos líquidos no corpo, o consumo excessivo de sal é perigoso, não só para o aumento da hipertensão como também é prejudicial para os rins, cérebro e estômago.
- Açúcar: O açúcar pode contribuir de forma indireta para o agravamento da hipertensão. Consumir muito açúcar contribui para o aumento do peso, sendo que o excesso de gordura corporal pode culminar em hipertensão e colesterol alto.
Para terminar, indicámos-lhe 2 receitas ótimas e que a vão ajudar a controlar a hipertensão arterial:
Robalo grelhado com puré de lentilhas
Ingredientes:
- 250g de lentilhas vermelhas
- 4robalos
- Pimenta q.b.
- 1limão
- 1cebola
- 1colher (sopa) de margarina vegetal
- 1pitada de cominhos em pó
Preparação:
Deitar as lentilhas para um tacho, adicionar água fria até ficarem bem cobertas e deixá-las cozinhar até que fiquem quase sem líquido.
Temperar os robalos com pimenta e sumo de limão.
Descascar a cebola, picá-la muito finamente, deitá-la para um tacho, juntar a margarina e levar ao lume.
Deixar cozinhar até a cebola ficar transparente.
Reduzir as lentilhas a puré e juntá-las ao tacho da cebola.
Misturar e deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até obter um puré seco e macio.
Temperar com os cominhos e reservar.
Grelhar os robalos de ambos os lados e servi-los acompanhados com o puré de lentilhas e legumes cozidos.
Salada de agrião com rabanetes
Ingredientes:
- 250g de agriões
- 1lata pequena de milho cozido
- 100g de tomates cereja
- 100g de rabanetes
Preparação:
Arranjar os agriões, aproveitando-lhes apenas a parte mais tenra.
Abrir a lata de milho, passa-los por água fria e escorrer.
Lavar os tomates-cereja e cortá-los ao meio.
Lavar os rabanetes e cortá-los em rodelas.
Dispor harmoniosamente os ingredientes anteriores numa saladeira e servir a salada temperada a gosto.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.