fruta no verão

“One apple a day keeps the doctor away” – Porque é que devemos comer fruta?

O consumo de fruta por dia, segundo a roda dos alimentos deve ser de 3 a 5 peças/dia. Segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) o consumo em Portugal de hortofrutícolas é de 418g/dia sendo que as crianças são o grupo populacional que maior inadequação apresentam relativamente ao consumo.

Botanicamente, o fruto é o ovário desenvolvido da planta, correspondendo à estrutura que protege as sementes nas angiospermas. Assim, determinados hortícolas, como o tomate, são considerados frutos. O termo fruta está relacionado com os frutos e pseudofrutos comestíveis e consumidos na sua forma fresca como a maçã, pêra, abacaxi, cereja, pêssego, banana, manga, melancia, figo, romã, uva e kiwi. Habitualmente as frutas estão agrupadas da seguinte forma: frutas tropicais, bagas, pseudofrutos, frutos secos, frutos oleaginosos.

Nutricionalmente a fruta é rica em hidratos de carbono, água, fibra, vitaminas e minerais. Os hidratos de carbono são principalmente de absorção simples (frutose) e são cerca de 8 a 10% da composição total do alimento. A fibra da fruta é principalmente a fibra solúvel, esta não é absorvida pelo organismo, sendo fermentada no intestino delgado pelas bactérias da nossa flora intestinal. Esta encontra-se em maior quantidade da casca da fruta e varia consoante o tipo de fruta. As frutas que apresentam maior concentração de fibra são: abacate, ameixa seca, anona, banana, framboesa, papaia e uva seca. O perfil vitamínico das frutas caracteriza-se pela sua concentração em vitaminas hidrossolúveis, ou seja, vitamina C e vitaminas do complexo B, embora alguns frutos também nos forneçam vitamina A e E. Para além destes nutrientes a fruta é constituída por fitoquímicos que são substâncias responsáveis pela coloração da fruta em vermelho, amarelo/laranja, roxo, verde e branco. Estes agrupam-se de acordo com a sua atividade antioxidante, vasodilatadora, anticarcinogénica, anti-inflamatória e antibacteriana.

Devido às suas características nutricionais as frutas acabam por ter diversos benefícios para a nossa saúde como: redução do risco cardiovascular, diminuição dos níveis de colesterol, diminuição da ocorrência de diversos tipos de cancro, como do estômago e cólon, regulam a microbiota intestinal, aumentam a sensação de saciedade, são excelentes aliados em casos de perda de peso e obesidade, promovem a hidratação e reforçam o sistema imunitário.

Na hora de comprar, opte pela fruta da época! Sendo as frutas do verão o alperce, a ameixa, as cerejas, os figos, a melancia, o melão, a meloa, os morangos, pêssegos e as uvas.