Fontes de vitamina A e retinol

Desvendando a Vitamina A: o poder para a saúde da pele e visão


A vitamina A apresenta-se sob 2 formas:

  • o retinol que se encontra nos produtos de origem animal e
  • o beta-caroteno (pró-vitamina A) que é um antioxidante,

encontrado nas frutas e nos vegetais de cores fortes, que o nosso organismo converte em vitamina A, quando necessária.

Foi durante alguns anos chamada de vitamina “milagrosa” pelos seus efeitos anticancerígenos e estimulantes do sistema imunitário, assim como seus efeitos curativos e restauradores da pele.

Um dos grandes papéis da vitamina A é permitir ao olho uma adaptação à luz e ao escuro, pois uma carência mais acentuada pode conduzir a uma lesão na córnea causando xeroftalmia e, em casos mais extremos, pode mesmo levar à cegueira progressiva.

Outras repercussões que podem ocorrer situam-se a nível do sistema reprodutor, podendo levar a uma degeneração glandular e esterilidade, assim como ao desenvolvimento de tumores na pele, pulmão, cólon e peito.

Fontes

Ovos, produtos lácteos, peixes gordos, óleos de peixe, carne, vísceras (fígado), cenoura, batata-doce, brócolos, espinafre, couves, inhame, abóbora, alface, nabo, beterraba, tomate, papaia, damasco, mamão, laranja, manga, melão, melancia, pêssego e mostarda.

Funções

É essencial à visão (especialmente à visão noturna), ao crescimento dos ossos e dos tecidos moles; é também de grande importância na regulação da divisão celular e no incremento da imunidade.

Tem ainda funções de proteção às mucosas, combate as doenças da pele, melhora a cicatrização das lesões cutâneas, favorece a boa formação óssea, é antioxidante (na forma de Betacaroteno), protege o epitélio intestinal, auxilia o tratamento da síndrome pré-menstrual e da psoríase, contribui para a prevenção ou atraso do envelhecimento da pele e o aparecimento de tumores, promove a maturação sexual no adolescente e a função do sistema reprodutivo no adulto.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.