Dicas para controlar a vontade de comer doces
Se não resiste ao pecado da gula e não vive sem açúcar, então este texto é para si.
Não precisa fechar o armário a sete chaves nem fugir do corredor dos doces no supermercado: existem pequenos truques que podem fazer a diferença e dar uma grande ajuda quando surgem esses ataques incontroláveis. A sua saúde agradece e a balança também.
Dicas:
- Cuidado com “dietas”: ao submeter-se a um plano alimentar demasiado rígido e restritivo é natural que o seu organismo desencadeie mecanismos compensatórios e lhe peça “açúcar”. Esporadicamente, ao permitir-se comer um doce, a obsessão pelo açúcar tende a diminuir. Opte por uma reeducação alimentar, adequada às suas necessidades específicas e onde não existam alimentos proibidos;
- Divida com alguém: aproveite as ocasiões em que está com familiares ou amigos para partilhar aquela tentação doce. Ao dividir em duas ou três porções irá controlar melhor a compulsão e vai contribuir para que também eles não se excedam nas quantidades;
- Escolha o melhor horário: é preferível ingerir um alimento doce depois de uma refeição, preferencialmente depois do almoço. Ao estar saciado, irá ingerir menos quantidade e, além disso, as fibras presentes na refeição contribuem para reduzir a absorção do açúcar. No caso de fazer exercício físico, as calorias extra provenientes da ingestão de um alimento doce, são utilizadas como fonte energética durante o treino, pelo que esta é uma boa opção na refeição pré-treino;
- Faça substituições inteligentes: prefira os doces com frutas, na medida em que as fibras presentes na fruta diminuem a velocidade da absorção do açúcar. Opte também por trocar os doces em geral por chocolate negro. O sabor pode não ser o mesmo, mas esta opção, além de menos calórica, vai saciar a vontade pelo sabor doce. Se ingerido com moderação, são vários os benefícios associados ao consumo de chocolate com mais de 70% de cacau, onde se destaca a sua riqueza em polifenóis, que são substâncias antioxidantes, com propriedades benéficas ao nível do sistema imunitário e função cardiovascular;
- Opte pelas versões caseiras: ao fazer em casa as suas sobremesas, pode reduzir a quantidade de açúcar da receita e trocar a margarina, o leite e o açúcar pelas versões magras e adoçante, o que diminui consideravelmente o valor calórico final do doce. Uma sobremesa deliciosa, pouco calórica e fácil de fazer, para consumir naqueles momentos de gula, passa por juntar gelatina sem açúcar com um iogurte magro;
- Fome ou gula? Do ponto de vista comportamental, é importante perceber se está realmente com desejo por doces ou se os ingere apenas por motivos emocionais, como compensação para fugir aos problemas e ao stress do dia a dia. Procure outras fontes de prazer que não estejam ligadas à comida: fazer desporto, passear, ler um livro, sair com amigos, dançar ou fazer qualquer atividade que lhe dê satisfação e propicie bons momentos de tranquilidade e alegria.
Fale com o seu nutricionista e defina qual a melhor estratégia a adoptar para livrar-se de vez dessa vontade de comer doces.
Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e marque já a sua Consulta de Nutrição!
Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
4 Comments
Comments are closed.
Bom dia,
Sou vossa cliente e deliciei-me com este artigo! Está fantástico… Confesso que era o meu principal problema e, por isso, recorri às Clínicas Persona. Neste momento, tudo é muito mais fácil! Estou prestes a atingir o meu objetivo e estou muito feliz por isso!! Obrigada pela ajuda! Um beijinho a toda a equipa da Maia e até à próxima 3ª feira 😉 Lá estarei! Filipa
Olá Cara Filipa,
Agradecemos a sua simpática mensagem e testemunho.
Ficamos muito satisfeitos por saber que gostou do nosso artigo e que está muito mais feliz após iniciar os nossos tratamentos.
Muitos parabéns por estar prestes a atingir o seu objectivo.
A Equipa da Clínica da Maia também lhe manda um grande beijinho!
Fique bem e até breve!
Bom dia Persona,
Sou vossa seguidora nas redes sociais e já fui ciente em 2017.
Habitualmente limito-me a ler as vossas sugestões/dicas mas hoje, ao ver este tema, decidi deixar o meu testemunho:
Quando vos procurei, em Lisboa, já tinha tentado fazer várias dietas sem sucesso. Bem sei que o problema era meu, que não conseguia cumprir com os planos alimentares, por não resistir ao meu desejo por doces, e rapidamente desmotivava e abandonava o processo.
Convosco tive finalmente um acompanhamento personalizado e muito mais próximo, o que me deu aquela motivação extra que tanto precisava e fazia com que não me passasse pela cabeça cometer alguns “pecados”. Rapidamente comecei a perder peso e os resultados estavam à vista: -8Kg em 2 meses! E o melhor? Até hoje… porque não os recuperei!
Obrigada e um bem haja a toda a equipa!
Olá Cara Rita,
Muito obrigada pelo seu testemunho e por ser nossa seguidora nas Redes Sociais.
Ficamos muito felizes por saber que foi connosco que conseguiu perder o peso que desejava e que não voltou a recuperá-los!
O acompanhamento personalizado, a motivação, o profissionalismo de toda a Equipa e, claro, os nossos equipamentos exclusivos e eficazes, contribuem para que os nossos clientes consigam alcançar o seu objectivo, mas muito de deve a vocês e, por isso, os nossos sinceros parabéns pela sua força de vontade, empenho e dedicação.
A Equipa da Clínica Persona de Lisboa manda-lhe um grande beijinho e aguarda a sua visita!
Obrigada e fique bem!