Clinicas Persona - Gluten -- Site

Dietas sem Glúten? Gluten-Free? Sim ou Não?


Nos dias de hoje ouvimos falar sobre vários temas e teorias relacionados com a alimentação, principalmente quando estamos a falar em planos de perda de peso.

As dietas sem glúten não são exceção e muitas vezes são utilizadas nestes casos.

Antes de qualquer decisão sobre o que incluir e restringir da nossa alimentação temos que perceber os seus benefícios, malefícios e o porquê de incluirmos ou não no nosso plano alimentar diário.

O glúten não é exceção.

Este faz parte de um grupo de proteínas insolúveis que se encontram no endosperma dos cereais como o trigo, cevada e centeio.

Quando o individuo desenvolve sintomas como vómitos, diarreia, distensão abdominal e perda de apetite, com o consumo de cereais que têm na sua constituição glúten, poderemos estar presentes perante uma doença celíaca.

A doença celíaca é uma doença auto imune onde o individuo tem predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten.

A ingestão de glúten, mesmo em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na sua mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes.

As pessoas portadoras de doença celíaca têm que obrigatoriamente retirar o glúten da sua alimentação diária.

No entanto, existem pessoas que são sensíveis ao glúten, apresentam alguns sintomas gastrointestinais e embora não desenvolvam a doença, o glúten é também retirado da sua dieta.

Neste caso, poderemos estar perante àquilo que atualmente se chama de sensibilidade ao glúten não celíaca.

A questão que se coloca é se um individuo saudável, sem qualquer tipo de sintomas presentes, deverá retirar o glúten dos seus hábitos diários de forma a potenciar a perda de peso.

A verdade é que não existe qualquer evidência científica que o comprove.

Na realidade, produtos designados de “produtos isentos de glúten” muitas vezes são menos saudáveis que aqueles que têm glúten na sua composição, pois têm açúcares adicionados e maior quantidade de gordura.

Também é importante referir que alimentos com glúten poderão ser ricos em fibra e vitaminas do complexo B que são importantes para a manutenção do nosso organismo e, por isso, retirá-los na nossa alimentação não implica diretamente que tenhamos uma dieta mais saudável.

Como tal, se pretende perder peso ou simplesmente ambiciona ter uma alimentação mais saudável procure um profissional de saúde qualificado que o melhor oriente na mudança dos seus hábitos alimentares.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

2 comentários a “Dietas sem Glúten? Gluten-Free? Sim ou Não?”